15 de janeiro, de 2021 | 16:10

Polícia Civil disponibiliza Frida, ferramenta virtual para combate à violência doméstica em Ipatinga

Wellington Fred
Delegados Amanda Pereira de Morais, Thiago Alves e Washington Alves Moreira IsaíasDelegados Amanda Pereira de Morais, Thiago Alves e Washington Alves Moreira Isaías

A partir de segunda-feira (18), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Ipatinga, disponibilizará uma ferramenta para combate à violência doméstica. O atendimento virtual denominado “Frida”, permitirá agendar audiências para registro de boletim de ocorrência, requerimento de medidas protetivas, obter informações sobre a Lei Maria da Penha, acionar socorro em situações de urgência, dentre outras ações. Até o mês de fevereiro, o serviço será disponibilizado também para Coronel Fabriciano. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (15), no 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga.

O autoatendimento virtual permite que mulheres vítimas de violência doméstica se comuniquem com facilidade com as delegacias utilizando o canal WhatsApp. O projeto já está em funcionamento nas unidades regionais de Manhuaçu, Governador Valadares e Caratinga. Em Ipatinga, as mulheres podem adicionar o número (31) 3822 9421 em seu aplicativo.

O delegado regional Thiago Alves Henriques explicou que o projeto foi idealizado pela escrivã de polícia Ana Rosa, da delegacia regional de Manhuaçu. “A ideia surgiu principalmente por causa da pandemia, que impediu que várias mulheres fossem às delegacias prestar queixa. Visualizando essa impossibilidade e também pelo fato de quem muitas cidades do interior não têm uma [delegacia] especializada e que funcione 24 horas, foi criado esse projeto, que nada mais é que um autoatendimento virtual”, detalhou.

As mulheres conseguem entrar em contato com a delegacia especializada de atendimento à mulher e obter informações automáticas. É possível, por meio de um link, fazer uma ligação imediata para a Polícia Militar. A ferramenta veio para dar suporte para as mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente nas ocasiões em que a delegacia especializada estiver fechada. O autoatendimento vai funcionar 24 horas por dia.

“A Frida é mais um mecanismo que a mulher terá, é simples, de fácil acesso e também poderá reduzir o fluxo de atendimento na Delegacia. Vai facilitar a forma de denunciar casos dessa natureza. O número de contato é, por ora, somente para Ipatinga, mas até fevereiro teremos também em Fabriciano, com outro número”, adianta a delegada de Mulheres em Ipatinga, Amanda Pereira de Morais.

Fabriciano

Conforme anunciado pelo delegado da Delegacia de Polícia Civil em Coronel Fabriciano, Washington Alves Moreira Isaías, a expetativa é de que até a semana que vem uma delegada seja destinada para assumir a delegacia de Coronel Fabriciano, que atende somente ocorrências de violência doméstica, tendo como vítimas mulheres.

Todos as classes

A delegada Amanda acrescenta que a violência doméstica não tem classe social e se apresenta de várias formas. “E a lei Maria da Penha enumera isso. Como violência sexual, patrimonial, física, moral, são várias. Frida veio agregar, temos de lutar, não se aceita e não se tolera a violência doméstica. Não se pode falar em combater se não der meios para que elas denunciem”, salientou.

Apoio

A delegacia da Mulher de Ipatinga fica situada na rua Pedras Preciosas, 755 – Iguaçu. Além do WhatsApp, é possível obter mais informações sobre a Frida no Instagram e Facebook “Chame a Frida” e site “chameafrida.com”. A plataforma ganhou o prêmio Inova e está sendo ampliada nas delegacias regionais. Veja abaixo como funcionará a atendente virtual:


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário