Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de janeiro, de 2021 | 14:00

Com recursos da Lei Aldir Blanc, Clube Dançante do Ipaneminha recebe melhorias

Divulgação

O Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário - Sede do Congado do Ipaneminha, bem material imóvel, localizado na zona rural de Ipatinga, foi contemplado com um repasse de R$ 10 mil do Fundo Municipal de Cultura, informou o governo ipatinguense. O recurso é proveniente da Lei Federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, que previu suporte emergencial a entidades e agentes do setor cultural em função da pandemia de covid-19.

Com esse valor, foi possível realizar a manutenção da estrutura física do espaço cultural e subsidiar outras despesas da entidade, destaca a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

Patrimônio
O Congado do Ipaneminha, bem imaterial registrado que atua na comunidade do mesmo nome, foi fundado em 1925 por José Gonçalves de Almeida. Lá, os congadeiros se reúnem para as festas do Divino e de Nossa Senhora do Rosário, tradicionais manifestações religiosas.

O Congado do Ipaneminha, tradição cultivada por afrodescendentes, tem sua origem ligada aos tropeiros procedentes da cidade do Serro, passando por Ferros, Joanésia, Mesquita, Santana do Paraíso e Ipaneminha, nas primeiras décadas do século XX.

Tanto a sede quanto o congado são bens protegidos pelo município de Ipatinga. O edifício é resguardado por Decreto de Tombamento, e o Congado, por meio de seu processo de registro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário