14 de janeiro, de 2021 | 18:01

Sessões da Câmara de Ipatinga vão contar com intérprete de libras

Divulgação
Profissional realizou a tradução simultânea para Libras durante a primeira sessão extraordinária do anoProfissional realizou a tradução simultânea para Libras durante a primeira sessão extraordinária do ano


A comunidade surda ganha um incentivo a mais para acompanhar os trabalhos do Legislativo de Ipatinga. Nesta quinta-feira (14), mesmo que ainda em fase experimental, a Câmara Municipal realizou a tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais), durante a primeira sessão extraordinária do ano, informou a Casa Legislativa.
Previsto no regimento interno da Casa, essa é a primeira vez na história que a Câmara dispõe de um intérprete de Libras em uma reunião.

Durante a sessão, o presidente da Câmara, vereador Toninho Felipe (Cidadania) apresentou o profissional que faria a tradução para Libras e ressaltou a importância da inclusão social no âmbito do Legislativo.
O presidente aproveitou o momento e frisou que o Legislativo buscará uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para garantir a disponibilidade dos tradutores.

“Quero agradecer ao Executivo, que neste primeiro momento nos cedeu o intérprete para esta primeira reunião, e ressaltar que vamos trabalhar para firmarmos uma parceria que garanta a participação efetiva deste profissional. Nossa intenção é trazer os surdos para as sessões, para que eles entendam o que está sendo discutido, de modo a incluí-los nos trabalhos da Câmara”, explicou o presidente da Casa.

O intérprete, Geraldo Azevedo, já tem experiência em tradução simultânea para Libras, mas foi a primeira vez que o profissional atuou traduzindo conteúdos do Legislativo. “A Câmara de Ipatinga está de parabéns pela iniciativa, pois agora os surdos poderão entender as propostas para o município onde vivem e não serão mais como estrangeiros dentro de seu próprio país. Fico muito feliz em poder contribuir com este avanço. Espero que o projeto ganhe força e se torne definitivo”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário