EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

15 de janeiro, de 2021 | 08:30

Carnaval suspenso no Vale do Aço

Ricardo Wolffenbutel/Governo de SC
Diante da pandemia da covid-19, eventos com aglomeração de pessoas podem representar riscoDiante da pandemia da covid-19, eventos com aglomeração de pessoas podem representar risco


Diferentemente do ano passado, 2021 não terá o mesmo espaço para festividades carnavalescas. Em meio à pandemia da covid-19, as administrações municipais avaliam se irão adotar ou não ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, correspondentes ao Carnaval. Tradicionalmente, na quarta-feira de Cinzas (dia 17), as atividades têm início a partir do meio-dia. O que também não está definido. Em relação à folia, o Grêmio Recreativo Império da Sede, de Timóteo, anunciou que as atividades deverão ocorrer no mês de julho.

Uma portaria editada pelo Ministério da Economia no dia 30 de dezembro definiu os feriados nacionais e pontos facultativos de 2021. Os dias 15 e 16 de fevereiro, que caem em uma segunda e terça-feira, são considerados como pontos facultativos.

A portaria dá autonomia para estados e municípios decidirem sobre as datas. A Prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, divulgou no dia 13 que o período não será considerado ponto facultativo em 2021.

Na região, a administração de Santana do Paraíso informou “que está avaliando se adota ou não ponto facultativo nos dias mencionados. Enfatizamos que o governo adotará medidas necessárias e razoáveis para conter o avanço da transmissão da covid-19 no município", destacou.

Já em Timóteo, com o agravamento de casos positivos da covid e consequentemente o aumento da ocupação de leitos de UTI e de internação, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 estabeleceu novas orientações sobre a realização de eventos, festas e reuniões de lazer.

“No início da noite de quarta-feira, o município publicou o decreto nº 5.387 que determina a proibição de quaisquer eventos ‘com potencial de aglomeração de pessoas’ a partir desta quarta-feira. A orientação vale para festas com ou sem cobrança de ingressos, com som ao vivo ou mecânico”, pontuou, em nota, que não menciona a adoção ou não do ponto facultativo.

A administração de Coronel Fabriciano salientou que “o setor jurídico informou não haver parecer sobre um possível decreto estabelecendo ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro”, disse. Até o fechamento desta edição, a assessoria Ipatinga não respondeu sobre o decreto ou não de ponto facultativo na data.

Desfile de Carnaval reprogramado
Uma das únicas escolas a manter o desfile, o Grêmio Recreativo Império da Sede, de Timóteo, anunciou que as festividades deverão ocorrer no mês de julho. “Se não tiver vacina, a escola não sai”, afirma o presidente de honra, fundador e carnavalesco Luis Fabiano Santos.

Ele explica que o grêmio recreativo em 2021, ao que tudo indica, não terá Carnaval em fevereiro. “Mas se o calendário de julho for mantido, e no Rio de Janeiro as escolas de samba, que são nossa referência, assim como São Paulo, desfilarem, a Império da Sede vai desfilar, inclusive temos enredo. Nessa situação que estamos hoje, a escola de 300 integrantes, aguarda o desenrolar dos fatos e da pandemia”, pondera.

Luis frisa que a escola é da comunidade do bairro Bela Vista e nos últimos três carnavais saiu às ruas sem nenhum recurso público. “O apoio da prefeitura foi na parte de logística do evento, não cobramos ingresso e tampouco as fantasias dos nossos foliões”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rogerio

27 de janeiro, 2021 | 13:08

“Não existe festas de carnaval no vale do aço, mas deveria manter os pontos facultativos e feriado neste período.”

Nirlene de Castro

22 de janeiro, 2021 | 21:08

“Concordo em n ter carnaval mas achobwue o feriado deve manter p todos em Fevereiro/21”

Joao Batista Calixto

15 de janeiro, 2021 | 09:58

“Qual carnaval ? de onde ? existe carnaval no vale do aço ? essa e nova ! kkkkk”

Envie seu Comentário