12 de janeiro, de 2021 | 14:00

Governo de Ipatinga discute prioridades com conselhos tutelares

Entre as pautas foram apresentadas as dificuldades enfrentadas no dia a dia

Divulgação
O objetivo do encontro foi verificar demandas, elencar prioridades e iniciar o planejamento, visando melhorar e qualificar a atuação do órgãoO objetivo do encontro foi verificar demandas, elencar prioridades e iniciar o planejamento, visando melhorar e qualificar a atuação do órgão


A secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu, e o secretário Adjunto da pasta, Mauro Nunes, realizaram uma reunião com representantes dos Conselhos Tutelares, organismo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. O objetivo foi verificar demandas, elencar prioridades e iniciar o planejamento, visando melhorar e qualificar a atuação do órgão.

Entre as pautas discutidas na segunda-feira (11), foram apresentadas as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos conselheiros tutelares para a realização do trabalho.

“Foi uma reunião construtiva. Serviu para nortear nossa linha de atuação e nos colocar a par da real situação do órgão. Conheço o trabalho árduo e dedicado dos conselheiros tutelares, e tenho certeza de que serão grandes parceiros da gestão municipal na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou Jany Mara.

Mauro Nunes enfatizou que vão trabalhar para garantir a estrutura adequada para o melhor atendimento do Conselho à população. “O Conselho é um órgão do município, com autonomia funcional, que tem como principal função assegurar a proteção integral à criança e adolescente, bem como o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/1990). Vamos garantir que essa função seja desempenhada da melhor maneira possível”, reafirmou.

Conselhos tutelares
Os membros do Conselho Tutelar são eleitos pela comunidade, com atribuições estabelecidas no ECA. Eles devem atender crianças e adolescentes em diversas situações, aconselhar os pais e responsáveis, aplicar as medidas previstas na lei. A atuação dos conselheiros acontece principalmente a partir de denúncias de violações dos direitos das crianças e adolescentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anônimo

13 de janeiro, 2021 | 13:27

“Como profissional da área da Assistência Social e conhecedor do funcionamento de um Conselho Tutelar, percebo qual grande é a necessidade de qualificação desas pessoas e afirmo; que a maioria dos Conselheiros Tutelares eleitos em todas prefeituras do país, não possuem qualificação para exercer a nobre responsabilidade de zelar pelos Direitos da Criança e do Adolescente.”

Envie seu Comentário