12 de janeiro, de 2021 | 17:30

Secretaria de Saúde de Timóteo levanta índice de infestação do Aedes aegypti

Divulgação
Pesquisa revelará a situação dos bairros com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chukungunya, zika vírus e febre amarelaPesquisa revelará a situação dos bairros com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chukungunya, zika vírus e febre amarela

Teve início nesta terça-feira (12) o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) no município de Timóteo. O Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida irá percorrer os bairros para verificar o índice de infestação do mosquito, informa o governo.

De acordo com Carlos Alberto Santos, coordenador do setor de Zoonoses, é importante identificar os locais com larvas (focos) e receber bem os Agentes de Combate à Endemias (ACE) para manter a meta de trabalho. “A população está há mais tempo dentro de casa e, por isso, deve zelar pelo ambiente evitando os locais de proliferação do mosquito. Por causa da pandemia, os ACE foram orientados a não entrarem dentro das residências. Por isso, o morador deve verificar ralos e recipientes que armazenam água do degelo da geladeira, por exemplo. O acesso do ACE deve ser permitido na área externa das casas para o trabalho de vistoria, tudo feito de forma segura, com uso de máscaras e mantendo o distanciamento social”, explica o coordenador. O ACE´s estão identificados com uniforme e crachás da Secretaria de Saúde.

A professora aposentada Maria Aparecida Cardoso lembra que jogar entulho nas ruas facilita o aparecimento de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “É preciso receber os agentes que já tem um olhar treinado para identificar os locais de proliferação do mosquito”, fala a moradora do bairro Santa Maria.

Boletim da dengue
A partir deste mês, os ACE´s estarão divulgando bairro a bairro o Boletim Epidemiológico com os índices de infestação do Aedes aegypti em cada comunidade e os principais locais onde foram encontrados os focos do mosquito. O objetivo do boletim é estabelecer uma fonte oficial de informações à população, para acompanhamento das ações e dos resultados alcançados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário