Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de janeiro, de 2021 | 16:20

Lançado novo canal com dados sobre o monitoramento do rio Doce

Divulgação
Boletim das Águas tem como diferencial a forma simplificada como as informações são disponibilizadas para o público em geralBoletim das Águas tem como diferencial a forma simplificada como as informações são disponibilizadas para o público em geral
A Fundação Renova disponibiliza um novo canal de informações sobre o monitoramento da água do rio Doce, chamado de Boletim das Águas. A partir do último mês de dezembro, as informações passaram a ser apresentadas no site da Renova de maneira transparente para o público em geral, informa a fundação.

O boletim é produzido a partir de dados do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático (PMQQS) que, desde 2017, gera uma base de dados confiável e contínua sobre a qualidade da água e sedimentos, com parâmetros físicos, químicos e biológicos.

De acordo com Kamila Bermond, analista de Programa Socioambiental da Fundação Renova, o Boletim das Águas tem um diferencial que é a forma simplificada como as informações são disponibilizadas para o público em geral. “A proposta é tornar ainda mais legíveis as transcrições de dados coletados pelo programa, por meio de explicações diretas e sintéticas de questões como qualidade da água bruta, níveis de metais encontrados e índices técnicos como IQA [relativo à qualidade da água] e ICT [relativo às substâncias potencialmente tóxicas na água]”, diz a analista. Ela destaca ainda que, mensalmente, serão disponibilizados também dados sobre o monitoramento dos rios impactados pelo rompimento: Gualaxo do Norte, Carmo e Doce.

Para ter acesso ao Boletim das Águas, basta acessar www.fundacaorenova.org.br.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio

13 de janeiro, 2021 | 09:10

“Essa Renova é supostamente mais uma fábrica de 200. Segundo consta, existem pessoas cadastradas recebendo auxílio como fossem pescadores e nunca jogaram uma linha nas águas. Não entendo o motivo de manter a proibição da pesca na bacia do Rio Doce, não poderia a portaria limitar apenas aos afluentes? Só trocar na Portaria a palavra "Bacia" por "Afluentes".

Os órgãos responsáveis pela fiscalização estão obrigando os esportista da pesca a pescarem irregularmente.

Ajuda aí gente! Estamos em uma pandemia e tem pessoas que passam dias isolados pescando e não estão podendo fazer isso.”

Cidadão

13 de janeiro, 2021 | 02:39

“O site é:
fundacaorenova.org”

Envie seu Comentário