12 de janeiro, de 2021 | 13:50

Áreas da Cenibra abrigam felinos ameaçados de extinção

Divulgação
Todas as espécies registradas na área da empresa estão presentes em listas oficiais de animais ameaçados de extinçãoTodas as espécies registradas na área da empresa estão presentes em listas oficiais de animais ameaçados de extinção

Desenvolvido desde o ano 2003, o programa de monitoramento da fauna realizado pela Cenibra já possibilitou até o momento o registro de 69 espécies de mamíferos presentes nas áreas da empresa. Deste total, destaca-se o registro de sete espécies de felinos: gato-do-mato (Leopardus tigrinus), gato do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi), onça-parda (Puma concolor) e onça-pintada (Panthera onca). Todas as sete espécies registradas estão presentes em listas oficiais de animais ameaçados de extinção, informa a Cenibra, que ressalta que a presença dos animais na área é favorecida pelo manejo florestal praticado pela empresa.

A onça-parda, também conhecida no Brasil como suçuarana, é a espécie de felino com maior frequência de registros nas áreas da Cenibra. Considerada o segundo maior felino nativo das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada, essa espécie habita praticamente todo o território nacional e está ameaçada de extinção, tanto em nível estadual quanto nacional.

A onça-parda é um animal solitário, com o pico de sua atividade no crepúsculo ou à noite, descansando no resto do dia. Vive em média entre 7,5 e 9 anos de idade, e sua área de vida pode variar de 50 a 1000 km², com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas, se sobrepondo às várias fêmeas.

Atualmente, têm sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. Embora sejam animais que despertam medo nas pessoas, no Brasil não se tem registro de ataque de onça-parda a humanos.

“As onças são animais considerados indicadores de qualidade ambiental, pelo fato de estarem no topo da cadeia alimentar e necessitarem de grandes áreas preservadas para sobreviver. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ela ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência. A caça ilegal de animais silvestres, o desmatamento e os incêndios florestais são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil. Reduzir essas ameaças é fundamental para garantir a sobrevivência dos felinos e a integridade dos ecossistemas”, avalia Edson Valgas, biólogo e especialista do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade da Cenibra.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Antônio da Silveira Drumond

12 de janeiro, 2021 | 19:42

“Parabéns Cenibra. Nota 10. Quando criança minha cidade de Mesquita/MG era infestada de tais animais em suas matas, hoje dizimadas. A caça de tais animais era permitida e os armamentos de caça eram de posse livre sem restrições. As fazendas (que saudade!) eram todas cobertas de grandes florestas, lamentavelmente hoje inexistentes, tantos as fazendas como as florestas, dizimadas pelas mãos irresponsáveis do homem com base na "modernidade" dos tempos. Quanta tristeza!”

Envie seu Comentário