12 de janeiro, de 2021 | 16:21

Prefeitura de Ipatinga suspende divulgação de número de mortos por covid-19

No boletim epidemiológico divulgado no dia 8/1 a contagem de óbitos por covid estava em 324No boletim epidemiológico divulgado no dia 8/1 a contagem de óbitos por covid estava em 324

A Prefeitura de Ipatinga anunciou na noite dessa segunda-feira (11), a suspensão da divulgação diária de eventuais óbitos em decorrência de complicações causadas pela covid-19 no município. A justificativa é que são feitos ajustes. Veja atualização da notícia: Governo de Ipatinga volta a divulgar número de mortos pela covid.

Os óbitos são alguns dos dados que constam no boletim epidemiológico divulgado pela maioria dos municípios, diariamente, e servem como referência para que a população acompanhe os efeitos da pandemia.

Desde sábado (9), jornalistas que apuram informações referentes a pandemia no Vale do Aço passaram a enfrentar dificuldades de acesso a algumas informações, em especial referente aos óbitos de pacientes de Ipatinga.

Depois de um atraso atípico na divulgação das informações na segunda-feira, a resposta veio em forma de nota enviada por e-mail, às 19h14, por meio da qual a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ipatinga informa o seguinte:

“Avaliando as informações/dados de mortes relacionadas à Covid, percebemos incongruência nos dados anteriores. Em função disso, até que tenhamos segurança quanto à exatidão e fidelidade desses números, eles não constarão no boletim”.

Desde a semana passada o novo governo, de Gustavo Nunes (PSL), vinha incentivando a divulgação de “altas médicas” de pacientes no lugar de outros dados. Na pratica, com base nos boletins anteriores, o Diário do Aço sempre procurou relacionar em sua publicação, as informações acerca dos recuperados (em todas as cidades), ou seja, sempre divulga o número de pessoas que se infectam, são tratadas e ficam livres da doença.
Boletim divulgado a partir de sábado (9) passou a suprimir essa informação nesse quadro; Outro foi criado para divulgar Boletim divulgado a partir de sábado (9) passou a suprimir essa informação nesse quadro; Outro foi criado para divulgar "altas médicas".

Com a decisão de Ipatinga, os dados regionais da pandemia passam a ser atualizados diariamente pelo Diário do Aço sem as informações que foram suprimidas do informe oficial divulgado por Ipatinga. A maioria dos outros municípios da região mantém a divulgação dos números, dentre eles Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Ipaba e Belo Oriente.

Dados estaduais e nacionais

Por causa de medidas semelhantes, adotadas no mês de junho pelo Ministério da Saúde, os principais veículos de comunicação de abrangência nacional (Site G1 e UOL e os jornais O Globo, Extra, Estadão e Folha) passaram a coletar os dados diretamente nas secretarias de Saúde de cada estado. Depois da medida adotada pelas empresas de comunicação, o Ministério da Saúde fez uma revisão em sua política e retomou a divulgação dos dados oficiais.

Já a Secretaria de Estado da Saúde, não só atualiza diariamente o boletim epidemiológico, como também promove entrevistas coletivas frequentemente, com participação de técnicos e quase sempre do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, quando são repassadas informações e orientações para a população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

14 de janeiro, 2021 | 11:10

“Passou 2020 sentando o pau na Administração do Nardyello (na minha opinião foi ruim), porém; quando sentou na cadeira em 2021 segue igualzinho ou pior, cargos comissionados a torta e direita e visível falta de transparência com a "coisa pública". Políticos são todos iguais, só muda o CPF. TRISTE.”

Anderson Vitor

13 de janeiro, 2021 | 10:14

“Senhora Helena Alves Nogueira negacionista: fiquei 1 mês sem ver minha mãe, mas agora me recuperei do covid. Esconder ou maquiar dados públicos irá passar a impressão de que não temos pandemia. A população irá se aglomerar em bares e comércios e se contaminar. Saúde à senhora, especialmente saúde mental e empatia ao próximo.”

Fernando

13 de janeiro, 2021 | 09:28

“CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO? TEM QUE AGIR E OBRIGAR OS NEGACIONISTAS A DIVULGAREM OS DADOS!”

Helena Alves Nogueira

12 de janeiro, 2021 | 23:45

“PARABÉNS PREFEITO !
PASSANDO DA HORA DE TOMAR ESTA ATITUDE. NÃO HÁ NECESSIDADE DE RELATAR ÓBITOS TODOS OS DIAS,NUNCA SE FEZ ISTO EM EPIDEMIA NENHUMA.MESMO PORQUE OS ÓBITOS DE OUTRAS ENFERMIDADES DESAPARECERAM.DAR MAIS IMPORTÂNCIA AOS NÚMEROS DE PACIENTES RECUPERADOS É POSITIVO, JUSTO E HUMANO. ACHO QUE DEVERIA TAMBÉM INDICAR NA REDE DE SAÚDE MUNICIPAL O TRATAMENTO PRECOCE. PARABÉNS GUSTAVO. ORGULHO DO MEU VOTO.
RELATAR OS NÚMEROS DE”

Erre

12 de janeiro, 2021 | 23:36

“Se já num bastasse as loucuras do presidente, agora o prefeito resolve seguir as mesmas loucuras. Parabéns para quem votou nesse sujeito. Tá cheio de gente que votou reclamando aí né, agora é tarde, e é só o começo do mandato...”

Gilmar Pires

12 de janeiro, 2021 | 20:42

“Pois é?!!
será que alguém em sã conciência imaginaria que o Senhor prefeito, faria diferente disso?!
É não levar a sério o problema que estamos como humaniodade enfrentando. Será que escondendo da população, resolverá o problema da pandemia senhor prefeito. Parece piada, é muito desrespeitar e tentar enganar levando muitos a se enganarem quanto o grande problema que é essa questão de saúde pública.
Quem votou, tenho certeza que não votou enganado, imaginando que Ele não fizesse exatamente isso.”

Carlos Roberto dos Santos

12 de janeiro, 2021 | 20:25

“Agora é tarde para reclamar.
Ele foi eleito pela maoria e a solução ( correção) está em 2024.”

Anonima

12 de janeiro, 2021 | 20:03

“sim, ele irá rever os números e ressuscitar alguns mortos de covid na cidade, com bom seguidor do "Messias" que é....”

Tuleba Ricam

12 de janeiro, 2021 | 19:15

“Parece brincadeira, foi so ele assumir o cargo em que votamos para comecar o show, onde esta a transparencia Sr. prefeito, nao foi este o seu lema? Ou a pandemia ja foi erradicada em Ipatinga? Devemos ser informados sim sobre os acontecimentos da pandemia que afeta a todos. Honre o voto que voce recebeu. Governe a cidade de Ipatinga com respeito e transparencia que o cidadao merece.”

Pauzuera

12 de janeiro, 2021 | 18:16

“Aprendendo direitinho com o padrinho de Brasília. A falta de transparência é sinal que deseja esconder alguma coisa. Não divulgar os óbitos, não alarma a população e cria um senso de tranquilidade nas pessoas. Desta forma ninguém será cobrado por medidas mais duras. Cada um que chore seus mortos e o povo que lute, talvez seja esse o pensamento.”

Boa Tarde

12 de janeiro, 2021 | 17:41

“Entao ipatinga ninguem morrera de covid o brasil todo deve mudar pra ipatinga.aqui ninguem morre de covid salve a sua vida brasileiros de todos os cantos.”

Wilderson

12 de janeiro, 2021 | 15:43

“Parabéns prefeito, essa informação só interessa a quem gosta do resultado MORTE! Não tem utilidade pública nenhuma.”

Fabricio Marques dos Santos

12 de janeiro, 2021 | 12:54

“Tudo normal. Elegeram um discípulo do Bôzo. Nenhuma novidade. Outros absurdos como esse virão por aí. O povo de Ipatinga votou num elemento do bolsonarismo, agora aguente as consequências.”

Anônimo

12 de janeiro, 2021 | 12:42

“Uma das principais virtudes de um político, de um governo é a transparência. O resto do meu comentário deixo pra vcs completarem...

TRISTE.”

Amadeu

12 de janeiro, 2021 | 12:14

“Bom dia..
Já estou arrependido do meu voto nesse prefeito...kd a tranparencia....ele está igual ou pior que o Bolsonaro...Cuidado que não chega no final do mandato.
ok”

Angela

12 de janeiro, 2021 | 12:11

“Esconder é mais fácil. Daí a população fica sem receio e vai para as ruas e aumenta o nro de mortes e ninguém fica sabendo. Parabéns, Ipatinga por ter eleito este asno. É filhote do Bolsonaro.”

Mandetta

12 de janeiro, 2021 | 12:05

“Parou a divulgação diária, não disse que não vai mais divulgar. É melhor que divulgue semanalmente para se ter um melhor entendimento. O que interessa é não esconder as informações, querer tapar sol com peneira. Os opositores fundamentalistas devem se preocupar em criticar ou elogiar quando necessário, e não fazer oposição política irracional com comentários difamatórios.”

Barrabas

12 de janeiro, 2021 | 11:25

“Nova administracao iniciou rapido a enganar o povo . Significa que o povo sera apunhalado pelas costa sem piedade.”

Joanas

12 de janeiro, 2021 | 11:09

“Entao o prefeito bolsonarista quer tampar o sol com peneira ja comecou decepcionando o povo. Desta forma dara a impressao que nao morre ninguem de covid. Assim e a nova administrcao de ipatinga enganando o povo.”

Sensato

12 de janeiro, 2021 | 10:20

“Censurando a verdade?? Qual o motivo de não divulgarem dados que interessam a população em geral?.... Causa um efeito contrário essa atitude, as pessoas ignoram o isolamento ao perceberam que "não temos mais mortes". Censurar a verdade afronta os idéias éticos e morais de um governo honesto e compromissado com o povo.”

Paulo

12 de janeiro, 2021 | 09:56

“Isso é uma vergonha Gustavo Nunes... Votei em você, mas já está demonstrando fraqueza ao ocultar dados de interesse da população. Acredito que o MP deveria intervir e ajuizar ação obrigando o município a divulgar esses dados sim. E pra aproveitar o assunto... que nova política é essa??? Cheia de cartas marcadas, de velhos nomes envolvidos em falcatruas, estou até começando a duvidar se é vc mesmo quem manda nesse governo, e se vai conseguir chegar ao final do mandato com esse pessoal ao seu redor.”

Viva a Transparência

12 de janeiro, 2021 | 09:55

“Se com a divulgação do boletim diariamente o povo não está preocupado, imagine sem. É só passar pela pracinha perto da Consul do Iguaçu para perceber tal situação. Cadê a fiscalização?”

Julia

12 de janeiro, 2021 | 09:49

“Quem teve esta BRILHANDO IDEIA DE BESTA?”

Anderson Vitor

12 de janeiro, 2021 | 09:24

“Resolvido o problema então!!! Falta de transparência em dados públicos já resultou em impedimento de presidente. Mas esses negacionistas não terão vez, Entrarão para os livros de história como o que de pior existiu na política Prefeitinho mequetrefe, governando para seu Deus comércio. Se preocupa não que o eleitorado tá atento. Vamos varrer do mapa político os individuos da sua laia!”

Thiago

12 de janeiro, 2021 | 09:15

“Não sei que "incongruência" é essa. No dia que um familiar veio a óbito pela COVID estava no hospital e o número de óbitos daquele dia foi exatamente o mesmo dos informados pelos meios de comunicação, inclusive as idades. Quem não acredita, só ter um ente querido numa Cova que vai ver a realidade. O Brasil não cresce por falta de conhecimento.”

Moacir

12 de janeiro, 2021 | 08:17

“Parou de morrer o prefeito já resolveu isto agora será q vai acabar com cabide de emprego que virou a prefeitura”

Ssmila

12 de janeiro, 2021 | 08:07

“Isso q da colocar um negacionista”

Jorge Fernando

12 de janeiro, 2021 | 08:04

“Prefeitozinho negacionista, no meio de dezenas de mortes, agora vai negar acesso à informação? Sua gestão será um desastre, como a de seu genocida-presidente de estimação, e sua popularidade não dura 6 meses!!! Canalha!!! Respeita quem mais perdeu neste último ano, as famílias dos mortos e a sociedade. O problema existe, e não é fingindo que não o vê que você vai resolvê-lo!!!!”

Fernando de Araujo

12 de janeiro, 2021 | 08:00

“Acabou a pandemia em Ipatinga! É só varrer os dados para de baixo do tapete!
QUE VERGONHA PREFEITO! VOCÊ FOI ELEITO PARA CUIDAR DO MUNICIPIO NÃO PARA CUIDAR DO PRÓPRIO UMBIGO! VERGONHA!!!!!”

José Geraldo

12 de janeiro, 2021 | 06:41

“Só escondendo a gravidade da situação em Ipatinga, este aprendiz do bolsoasno justifica o apoio que recebeu de classes interessadas em manter Ipatinga de pernas abertas para o vírus.
Bem ao estilo do seu mentor e de quem recebe ordens.”

To-nem

12 de janeiro, 2021 | 06:28

“O prefeito está errado, muitos sabem que os atestados de óbito são manipulados por interesse financeiro; muitos sabem que muitos leitores acreditam piamente no que leem, muitos sabem que se a imprensa não "sensacionalizar" a notícia não "vende" ; então deixa a imprensa " vender" a notícia. Mais cedo ou mais tarde a população mundial vai tomar consciência de que a doença existe mais não é o " bicho papão" que a imprensa tenta( e tem conseguido até agora) enfiar guela abaixo dos leitores
PARABÉNS PREFEITO POR NÃO SE ACOVARDAR E FECHAR O COMÉRCIO”

Envie seu Comentário