11 de janeiro, de 2021 | 18:00

Timóteo realiza o primeiro LIRAa de 2021 a partir de terça-feira

Divulgação
Ações de educação em saúde e prevenção de arboviroses tiveram início no dia 6 de janeiroAções de educação em saúde e prevenção de arboviroses tiveram início no dia 6 de janeiro

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo informa que realizará o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. A pesquisa fornece informações para aumentar a eficácia do combate ao vetor Aedes aegypti e balizamento das atividades de mobilização social. Também são abordados aspectos como: critérios para a delimitação dos estratos, cuidados durante o planejamento das ações, desenho do plano amostral, formulários de campo e laboratório e importância da adoção diferenciada de ações, de acordo com os indicadores e criadouros predominantes em cada bairro.

Ações de educação em saúde e prevenção de arboviroses já vem sendo desenvolvidas pelo Departamento de Zoonoses por meio da visita periódica dos agentes de combates a endemias de casa em casa, destaca a secretaria. As ações adotam o protocolo de segurança contra a covid-19 desde o início da pandemia em 2020, evitando-se a entrada do agente no interior das residências. Mas nada impede o agente de entrar para verificar a área externa das casas (quintal) para a vistoria de rotina, tomando o cuidado de manter o distanciamento social instituído por decreto municipal.

O início de 2021 foi marcado por ação em saúde realizada no bairro Jardim Vitória, com a finalidade de orientar e conscientizar os moradores em relação ao combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zica e febre amarela e combate ao transmissor da leishmaniose (mosquito “Palha”). Os cuidados se estenderam para a prevenção de situações que poderiam trazer para perto dos imóveis os insetos, os animais peçonhentos, artrópodes e aracnídeos.
As ações se estenderam também ao bairro Santa Terezinha e Esplanada no mesmo período.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário