12 de janeiro, de 2021 | 10:00

Lançada ferramenta de auxílio aos novos prefeitos

A Tabulare Pesquisa & Inteligência anuncia que lançou uma ferramenta de auxílio aos gestores públicos. Embora seja um trabalho de consultoria permanente visando “uma cidade de futuro”, trata-se inicialmente do Plano de Ação Imediata de Gestão (PAIG), que consiste em montar estratégias inteligentes de ações, em função dos inúmeros desafios que os novos prefeitos terão ao longo do mandato.

“A instabilidade provocada pelo coronavírus escancarou de vez a necessidade de se remodelar a gestão pública, por meio de planejamento para compreender melhor o real impacto de fatores externos”, destaca o analista de números da Tabulare, Edmílson Firmino de Souza.

Ele alerta que um dos grandes erros dos gestores é achar que o primeiro ano de governo deve se limitar a “arrumar a casa”. “O eleitor é muito ágil na cobrança de resultados à luz das propostas feitas durante a campanha eleitoral”, adverte.

Nessa linha de raciocínio, entende o pesquisador, surge a importância de um plano de ações emergentes. “Deixar para implantar ações apenas na reta final de gestão é um grande erro dos políticos, principalmente que aos que pretendem continuar no poder ou promover seus sucessores”, afirma Edmílson.

Apesar de destacar a sistematização de programas de governo, Edmílson Firmino reconhece a dificuldade de implantar grandes projetos já no início de gestão, por diversos entraves, dentre eles, a ausência de dotação orçamentária.

Passos

Dentro da ferramenta PAIG, o primeiro passo é propor um Levantamento das Informações e realização de um Diagnóstico Situacional sobre a Administração e o município. “Parte deste trabalho, possivelmente, já foi iniciado pela equipe de transição de governo, mas deve ser complementado com uma nova metodologia de procedimentos para nortear as ações de governo”, ressalta.

Por meio de oficinas, esta etapa de trabalho tem a finalidade de conhecer e discutir sobre a Administração Municipal, seus desafios e as perspectivas do governo. “Imprescindível que sejam partilhadas experiências, atribuições, competências, princípios e outras questões inerentes à administração”, destaca o pesquisador.

O segundo momento da PAIG é a proposição das Primeiras Ações a partir de um Plano de Trabalho envolvendo toda a equipe da administração, inclusive os servidores de carreira.

Edmílson Firmino reconhece que a segunda etapa do PAIG não é uma tarefa tão simples, principalmente aos novos prefeitos, que muitas vezes são surpreendidos com os “caixas vazios”. “Já acompanhei casos de prefeito assumir uma prefeitura daqui da região com a energia da prefeitura cortada e a documentação fiscal toda amontoada na casa do prefeito antecessor”, conta.

Nesse sentido, o gestor fica totalmente impedido de colocar em prática as tomadas de decisões emergentes. O recomendável, na opinião do pesquisador, é capacitar ao máximo a equipe de governo, por meio de análises de procedimentos objetivando enfrentar os desafios e atender pelo menos parcialmente as expectativas da população.

Sistematização de programas

A partir da terceira etapa do PAIG já é possível vislumbrar a execução de projetos, consolidando a Sistematização de Programas de Governo, levando-se em consideração as propostas globais setoriais, as necessidades prioritárias expressas pela comunidade e os compromissos firmados com os diversos segmentos sociais.

Edmílson Firmino sugere que a partir daí tais procedimentos sejam tomados também por intermédio de pesquisas de opinião, ouvindo a população. Ele explica que, inclusive, por força da Lei Federal 13.460/2017, é uma obrigatoriedade hoje realizar estudos desta natureza, cujo objetivo é de avaliar os serviços públicos.

“O bom gestor é aquele que promove a democracia”. Com definição de Metas dos Resultados – quarta etapa do PAIG, a ideia é de instituir o Sistema Permanente de Planejamento e Gestão (SPPG) para acompanhamento de todas as ações propostas. “O planejamento deve ser permanente, permitindo identificar e coordenar ações, visando cumprir as metas e seus objetivos”, explica.

O pesquisador acrescenta que, na sociedade de hoje, não se admite mais que uma gestão pública possa ser conduzida sem diretriz, composto do plano global e de planos setoriais, concebidos com metodologias de planejamento minimamente eficazes. “A iniciativa deve sempre partir do prefeito, que deflagra o processo de planejamento, bem como o monitoramento da sua execução”, afirma.

No entanto, ele destaca que “o bom gestor é aquele que promove a democracia, na medida em que partilha o poder de decisão entre os diversos setores sociais e econômicos do município”. “Na medida em que aproxima a população do governo é que se conquista automaticamente mais visibilidade e apoio dentro da comunidade”, realça.

Partindo-se desta premissa, Edmílson Firmino conclui “que é importante pensar também em como partilhar as responsabilidades com os outros atores sociais que participam da política, da econômica e da vida social da comunidade”. (Mais informações pelo WhatsApp: 31 - 98326-3730).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário