11 de janeiro, de 2021 | 16:40

Ford anuncia fechamento de três montadoras no Brasil

Divulgação
Serão fechadas as montadoras em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e em Horizonte (CE)Serão fechadas as montadoras em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e em Horizonte (CE)

A montadora Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o encerramento da produção de carros no Brasil, neste ano. Serão fechadas as montadoras em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e em Horizonte (CE). Um comunicado foi emitido aos investidores e publicado em seu site. A estimativa é de que milhares de funcionários devem ser afetados na América do Sul.

Conforme o documento, a pandemia da covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas. A empresa norte-americana já havia anunciado, em 2019, o fim da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Segundo a companhia, os consumidores da América do Sul serão atendidos pela produção vinda da Argentina, Uruguai e outros mercados. A empresa irá manter seu centro de desenvolvimento na Bahia, a prova de testes em Tatuí (SP) e a sede em São Paulo.

"Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que essas são ações difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável", disse Jim Farley, CEO e presidente da Ford.
Divulgação
Modelo fora de estrada produzido pela Ford em Horizonte, Ceará, também terá produção encerradaModelo fora de estrada produzido pela Ford em Horizonte, Ceará, também terá produção encerrada


Com a decisão, as concessionárias passam a vender apenas os veículos já produzidos até acabarem-se os estoques. Será descontinuada a produção de modelos como o Ford Ka e Ecosport e, mais para o fim do ano, o Troller.

A partir daí, as concessionárias venderão apenas veículos importados, como o Territory, Edge ST, Ranger e Mustang. Outros modelos serão incorporados, mas sem data definida ainda. Na Lista estão o Bronco, Transit, Mustang Mach 1 e, depois, a nova geração da picape Ranger.

A estimativa é que o encerramento da montadora, iniciada em 1921 com o primeiro Modelo T, é que cinco mil pessoas fiquem desempregadas diretamente das unidade. Como há uma cadeia de fornecedores, estima-se em mais cinco mil os desempregos indiretos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu Codafao

12 de janeiro, 2021 | 22:21

“Na hora de sacar o 600 fo auxilio foi gostoso né? Hipócritas!”

Joanas

12 de janeiro, 2021 | 11:15

“A ford vai deixar o brasil porque algo esta errado porque ela vai permanecer no uruguai e argentina e nao temos noticia de fechamento de fabrica em outros pais.”

Sincero Justo

12 de janeiro, 2021 | 09:15

“Eu não consigo compreender essa revolta de alguns culpando o presidente! Pessoal, vamos ser realistas!
Sabemos que o setor automobilístico, de uns anos pra cá sofreram quedas nas vendas, assim como muitas delas paralisaram produção dos veículos. A Ford em questão, está sofrendo muito quando a vendas de veículos nos últimos anos, sendo que nos últimos anos tiveram um volume baixo em participação do mercado, sendo:
Em 2015, foi a quarta montadora do país, sendo que em 2019, ficaram com a sétima posição, com 7,14% de participação, perdendo pra sul-coreana Hyundai.

Fora os impostos de ICMS, ISS, PIS/COFINS, onde no Brasil pagam entre 48 e 55%.
Acredito que essa decisão esteja atrelada a uma estratégia de negócios da montadora.
Provavelmente a General Motors irá "surgir" no mercado, já que anunciaram retomar esse ano (2021) com investimento em 10 bilhões de reais, além de outras montadoras estrangeiras que estão em ascensão.”

Carlos Roberto

11 de janeiro, 2021 | 23:45

“Bolsonaro se Ford-eu!”

Carlos Roberto

11 de janeiro, 2021 | 20:47

“Bolsonaro se Fordei?”

Jotaha

11 de janeiro, 2021 | 19:56

“Parabéns para o sindicato das industrias de São Paulo, onde havia a maior fabrica da Ford, e se travou uma das maiores brigas entre sindicato e industria, e na época o sindicato saiu vencedor e um diretor da ford falou a seguinte frase "essa foi a pior vitória desse sindicato", taí o resultado, todas as 4 montadoras da ford do brasil fechadas, mais de 50.000 trabalhadores diretos e indiretos sem emprego, valeu SINDICATOS!”

Paulo

11 de janeiro, 2021 | 19:50

“Enquanto Bozo ficou dois anos falando groselha, brigando com todo mundo o país vai perdendo investimento por insegurança jurídica. Governo sem articulação política, a reforma tributária que é a mais urgente não estão nem aí pra ela. Estado ineficiente que emprega mau seus recursos, custo altíssimos, preferiram prejudicar o trabalhador que a reforma trabalhista e previdenciária que não geraram os empregos prometidos. Enquanto não tivermos um presidente que não fique falando besteiras, vamos perder investimentos externos. Após que nem se pronunciar vai.”

Envie seu Comentário