EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

09 de janeiro, de 2021 | 13:24

Secretaria de Estado da Saúde solicita suspensão de cirurgias eletivas no Vale do Aço

Devido a atual situação epidemiológica, a SES-MG recomendou a suspensão de cirurgias eletivas não essências em oito macrorregiões de Saúde: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Oeste e Vale do Aço

Divulgação
São consideradas eletivas as cirurgias, os procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadasSão consideradas eletivas as cirurgias, os procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas

A Secretaria de Saúde de Ipatinga, recebeu sexta-feira (8), um despacho da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) solicitando a suspensão das cirurgias eletivas no Vale do Aço.

A justificativa do órgão foi um parecer do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) que constatou a dificuldade de compra de medicamentos sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares em todo o Estado.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaina Passos, responsável pelo relatório técnico, afirmou que é muito importante que a orientação seja acatada pelos gestores municipais e hospitalares, uma vez que trata-se de uma das muitas ações do Governo de Minas Gerais em enfrentamento à pandemia.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Juliano Nogueira, informou que a orientação, pautada em análise técnica pelo COES-MG, é uma medida importante neste momento de enfretamento à pandemia, e destacou que o governo municipal está tomando providencias enérgicas para conter a disseminação do vírus na cidade.

“Conforme já anunciado pelo prefeito Gustavo Nunes, iniciaremos ainda em janeiro uma campanha massiva de conscientização e orientação da população, e vamos abrir em tempo recorde um Centro Provisório Emergencial de Enfretamento ao Covid para canalizar em um único local o atendimento às pessoas que tiveram contato com infectados com o novo coronavirus ou que apresentam sintomas da doença”, explicou o secretário.

O prefeito, Gustavo Nunes, destaca que a interrupção das cirurgias eletivas nesse momento, se faz necessária para evitar a maior propagação do vírus e garantir atendimento médico emergencial àqueles que mais necessitam.

“A orientação é um ajuste temporário na rede de saúde, com intuito de que todos os ipatinguenses continuem assistidos com garantia de qualidade e igualdade”. O chefe do executivo informou que a suspensão não interfere nas cirurgias de urgência e emergência que chegam à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e também os procedimentos de alta complexidade, que envolvem as cirurgias cardíacas, oncológicas e neurocirurgias.

Veja também:
Fechamento do comércio de Ipatinga é boato, afirma governo municipal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário