10 de janeiro, de 2021 | 08:00

Mais de mil caixas de seringas e agulhas serão enviadas ao Vale do Aço

Arquivo DA
Ernany de Oliveira afirmou que câmaras frias também serão entregues para a Macrorregião de Saúde do Vale do Aço   Ernany de Oliveira afirmou que câmaras frias também serão entregues para a Macrorregião de Saúde do Vale do Aço
A vacinação contra a covid-19 é uma expectativa para muitas pessoas que desejam obter imunidade contra o coronavírus. Para que isso ocorra, estados e municípios precisarão de insumos básicos, como seringas e agulhas para que as doses necessárias do imunizante possam ser aplicadas na população, conforme o Plano Nacional de Vacinação. Para a Macrorregião de Saúde do Vale do Aço, a expectativa é que cerca de mil caixas com seringas e agulhas sejam entregues pelo governo estadual, conforme apurou o Diário do Aço.

O superintendente regional de Saúde, Ernany de Oliveira, informou à reportagem que deverão chegar 1.024 caixas de seringas e agulhas, com aproximadamente 205 mil insumos, para a Macrorregião de Saúde do Vale do Aço. “Além disso, estamos aguardando a chegada de uma remessa de câmaras frias para abastecer alguns dos municípios do Vale do Aço, para que já possam melhorar a estrutura das salas de vacina e já trabalhem no planejamento para o estoque do imunizante contra a covid-19”, afirmou.

Previsão
Conforme o superintendente, as seringas, agulhas e câmaras frias devem chegar ao Vale do Aço nesta semana. “Nos próximos dias temos a previsão da chegada tanto da seringa quanto das câmaras frias para que os municípios já fiquem aptos a fazerem a primeira fase da imunização da campanha nacional contra a covid-19”, informou.

Municípios
A Macrorregião de Saúde do Vale do Aço é composta por 35 municípios, que são: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Caratinga, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Piedade de Caratinga, Pingo d'Água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Santana do Paraíso, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Timóteo, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo.

Lote de seringas
No dia 6 deste mês, o Governo de Minas recebeu um lote com aproximadamente 600 mil seringas agulhadas que serão utilizadas para a vacinação contra a covid-19 no Estado. O carregamento faz parte das 50 milhões de unidades adquiridas de forma antecipada pelo governo mineiro, seguindo o Plano Estadual para Vacinação contra a doença. Deste total, 20 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que já iniciou a distribuição aos municípios mineiros. O material será encaminhado às cidades por meio das superintendências e regionais de Saúde. Além das 50 milhões de seringas agulhadas, também foram adquiridas 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas.

Plano de Vacinação
O governo lançou no dia 16 de dezembro o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. No entanto, até o momento, ainda não foi divulgada uma data precisa para o início da vacinação. O plano está dividido em dez eixos, que incluem descrições sobre a população-alvo para a vacinação; sobre as vacinas já adquiridas pelo governo e as que estão em processo de pesquisa; a operacionalização da imunização; o esquema logístico de distribuição das vacinas pelo país; e as estratégias de comunicação para uma campanha nacional.

Grupos prioritários
O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, apresentado pelo governo, prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, o que vai demandar 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas, uma vez que cada pessoa deve tomar duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

Doses asseguradas
No dia 6 deste mês, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca, e 100 milhões pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa Sinovac.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário