08 de janeiro, de 2021 | 14:42
Capes regulamenta polos para mestrado e doutorado EAD
Portaria estabelece regras para funcionamento de espaços para pós stricto sensu EAD
Divulgação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou uma portaria nesta quinta-feira (7), com os requisitos de autorização para o funcionamento e permanência de polos de mestrado e doutorado a distância
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou uma portaria nesta quinta-feira (7), com os requisitos de autorização para o funcionamento e permanência de polos de mestrado e doutorado a distância
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou uma portaria nesta quinta-feira (7), com os requisitos de autorização para o funcionamento e permanência de polos de mestrado e doutorado a distância.
O documento determina as características e diretrizes necessárias para a abertura e manutenção dos espaços destinados à realização de atividades presenciais dos programas de pós-graduação (PPGs) na modalidade de Educação a Distância (EAD).
O processo de formalização da pós-graduação stricto sensu a distância foi iniciado em 2019, com a regulamentação da modalidade pela Capes.
Com a nova portaria, o processo ganha mais segurança jurídica para estabelecer as características necessárias dos espaços físicos para pós-graduação stricto sensu EAD.
Segundo a portaria, os polos deverão ter área administrativa, laboratório de informática ou multimídia equipados com computadores ou dispositivos similares, internet em todos os espaços, sala de estudos com acesso à biblioteca virtual e bases de dados, além de equipamentos para conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta de cursos.
Polos a distância
As instituições interessadas na oferta de cursos deverão lidar com a parte burocrática, que inclui alvará de funcionamento ou habite-se, documento de dominialidade ou aluguel ou cessão de uso e declaração dos recursos humanos do polo. As características pedagógicas devem ser avaliadas por uma comissão de avaliação da proposta de curso novo.
Os polos passarão por uma análise documental e visita de monitoramento, que poderá ser virtual ou presencial, para verificar se atendem aos requisitos da portaria. Os espaços autorizados poderão, a qualquer tempo, ser visitados por avaliadores.
Bolsas de estudos para pós-graduação
Além da pós-graduação stricto sensu, existe outra modalidade chamada de lato sensu. Ela tem como foco a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho de forma mais abrangente. No caso dos cursos acadêmicos stricto sensu, a formação é voltada para a área de pesquisa e docência.
A pós lato sensu inclui os cursos de pós-graduação MBA e especialização. Para investir na modalidade, uma dica é aproveitar as oportunidades de bolsas de estudo disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil. O programa de inclusão educacional oferece até 70% de desconto nas mensalidades.
Dessa forma, fica mais fácil investir em uma educação de qualidade, em instituições de ensino comprometidas, sem desestabilizar o orçamento. Escolha o curso que mais combina com você e faça a sua inscrição gratuita clicando aqui. Fonte: Agência Educa Mais Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Maria.das Graças
10 de janeiro, 2021 | 00:04Quero ter informações.sobre mestrado.”