CADERNO IPATINGA 2024

07 de janeiro, de 2021 | 16:36

Ipatinga realiza novo levantamento para apurar infestação por Aedes aegypti

Divulgação
Levantamento tem como objetivo detectar níveis atuais de infestação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunyaLevantamento tem como objetivo detectar níveis atuais de infestação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da administração de Ipatinga deu início, nesta quinta-feira (7), ao primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O objetivo é detectar o nível de infestação atual do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A pesquisa prossegue até o fim da semana que vem, em todos os bairros da cidade, detalha o governo.

A análise é realizada em média quatro vezes ao ano, levando em conta um calendário determinado pelo Estado. De posse dos resultados, a Secretaria de Saúde realiza o planejamento de várias ações nos principais pontos críticos identificados. No ano passado, devido à pandemia da covid-19, o Ministério da Saúde orientou que fosse realizado somente o LIRAa do mês de janeiro.

Em função do cenário epidemiológico relacionado à transmissão da covid-19, que persiste em todo o Brasil, os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) irão seguir todas as recomendações técnicas para a realização das visitas domiciliares.

Risco em Ipatinga
Em Ipatinga, a última pesquisa de 2020 apontou infestação larvária de 5,3%, situação que é considerada de alto risco. Significa que, em cada grupo de 100 casas, lotes vagos e prédios públicos vistoriados pelos agentes, foram identificados cinco focos do mosquito transmissor das doenças.

Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado de alerta quando está entre 1% e 3,9%. A situação de risco para uma epidemia ocorre quando o número é igual ou superior a 4%. O índice apresenta patamar satisfatório somente quando está abaixo de 1%.

Cuidados
A colaboração da comunidade é fundamental para inibir o avanço das doenças, destaca o governo ipatinguense. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Algumas das principais orientações são: Tampar os tonéis e caixas d’água; Manter as calhas sempre limpas; Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Manter lixeiras bem tampadas; Deixar ralos limpos e com aplicação de tela; Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa ou geladeira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário