07 de janeiro, de 2021 | 16:20

Ipatinga agora tem Centro de Valorização da Vida

Divulgação


Criado há quase 60 anos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) agora conta com posto de atendimento no município de Ipatinga, sendo a primeira unidade a ser instalada no período da pandemia, informaram os responsáveis pelo CVV na cidade. O CVV é detentor de vários serviços desenvolvidos para a valorização da vida e prevenção do suicídio, por meio do apoio emocional realizado por voluntários habilitados na Rede Nacional via ligações gratuitas pelo telefone 188 ou chat www.cvv.org.br. Atualmente, a rede tem recebido uma média diária de 12 mil ligações.

O coordenador nacional de expansão do CVV, João Régis, informa que pessoas da comunidade do Vale do Aço desejaram implantar um núcleo na região, se capacitaram e as operações iniciaram no dia 3 deste mês. “Todas as etapas foram cumpridas e o grupo se fortaleceu através de reuniões on-line para estudos, organização, administração e capacitação dos voluntários. O primeiro grupo de voluntários do posto CVV de Ipatinga conta com cidadãos de Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga, trazendo a força da região do Vale do Aço para esta nobre tarefa”, detalha.

Valorização da Vida
Um dos principais objetivos do CVV é a prevenção do suicídio por meio da escuta e acolhimento. Além do telefone 188, o serviço ainda pode ser acessado por chat ou e-mail, via www.cvv.org.br. O CVV funciona 24 horas por dia, de modo voluntário e gratuito para toda pessoa que sentir necessidade.

“O CVV se disponibiliza para todas as pessoas que, num determinado momento, possam estar vivendo em ambivalências, quando seus sentimentos se encontram confusos e passam a não ver uma saída da situação. Nestas ocasiões, o voluntário do CVV se coloca disponível para conversar com essa pessoa, criando um clima favorável, procurando compreender, aceitar, respeitar e confiar na pessoa. Há 58 anos está dando certo”, destaca João Régis.

“É importante divulgarmos que o suicídio pode ter prevenção. Temos relatos de pessoas com ideação suicida, que elas não desejam se suicidar, elas querem matar o sofrimento. E para se livrar dos sofrimentos, quem sofre pode desistir da ideia de matar-se ao receber apoio, compreensão, respeito de alguém sem julgamentos”, salienta João.
Quem deseja ser voluntário do CVV pode fazer a inscrição pelo site.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rita Penha Soares

08 de janeiro, 2021 | 20:05

“Glóóóóóóória a Deus! Que Jesus leve este trabalho avante no poder do teu Sangue redentor”

Julia

08 de janeiro, 2021 | 10:28

“Se for igual ao que precisei a meses atrás, que fiquei na ligação esperando 26 minutos, para o cara me mandar ler a bíblia.”

Maria Conceição Moreira Magalhães

07 de janeiro, 2021 | 16:48

“Que seja abençoado esse trabalho”

Envie seu Comentário