08 de janeiro, de 2021 | 08:00

Timóteo lidera a geração de empregos em novembro

Vagas com carteira assinada foram puxadas pela indústria, apontam dados do Caged

Fotos Públicas
No caso de Timóteo, Paraíso e Belo Oriente, a abertura de vagas com carteira assinada foi puxada pela indústria de transformaçãoNo caso de Timóteo, Paraíso e Belo Oriente, a abertura de vagas com carteira assinada foi puxada pela indústria de transformação


A divulgação mais recente dos resultados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicou trajetória de recuperação do emprego na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) em novembro de 2020, mas insuficiente para compensar a eliminação dos postos de trabalho naquele ano, em razão da pandemia da covid-19. Entre janeiro e novembro de 2020, a RMVA eliminou 3.315 postos de trabalho, número que cai para 2.985 com a inclusão de Belo Oriente, município que se destaca no Colar Metropolitano.

Ipatinga foi o único município da região a registrar perda de postos de trabalho no período. Foram fechadas 3.964 vagas. Os dados foram tabulados e analisados pelo Observatório das Metropolizações, do geógrafo William Passos, exclusivamente para o Diário do Aço, com base nas informações divulgadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O estudo foi enviado ao jornal na tarde dessa quinta-feira (7).
Timóteo, por sua vez, assumiu destaque na geração de empregos não somente no mês de novembro (foram 294 postos de trabalho abertos), mas em todo o ano de 2020 até aquele mês. Ao todo, Timóteo gerou 445 empregos com carteira assinada entre janeiro e novembro do ano passado.

“A boa notícia é que, durante o mês de novembro, todos os municípios do Vale do Aço apresentaram saldo positivo. Além dos 294 empregos gerados por Timóteo, Ipatinga abriu 254 vagas de trabalho, Coronel Fabriciano abriu 191, Santana do Paraíso 96 e Belo Oriente 147. No caso de Timóteo, Paraíso e Belo Oriente, a abertura de vagas com carteira assinada foi puxada pela indústria de transformação. Em Timóteo, foram 116 postos de trabalho gerados pelo setor, enquanto em Paraíso, o setor industrial de transformação abriu 45 contratos de emprego, dos 47 de toda a indústria do município. No Colar Metropolitano, o subsetor manutenção e reparação de máquinas e equipamentos gerou todas as 119 vagas da indústria de transformação de Belo Oriente”, aponta William.

Em Ipatinga e Fabriciano, por sua vez, o comércio foi o motor da geração de empregos em novembro. Em Ipatinga, foram 273 vagas abertas pela atividade, das quais, 253 pelo comércio varejista. Já em Fabriciano, o varejo gerou 75 contratos com carteira assinada, dos 88 empregos gerados pelo segmento já de olho nas vendas do Natal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário