07 de janeiro, de 2021 | 13:40

O mundo do futebol se despede de Celso Machado

Reprodução
Celso Machado foi jogador e depois treinador no futebol timoteense Celso Machado foi jogador e depois treinador no futebol timoteense

Morreu na tarde de quarta-feira (6) e foi sepultado no início da manhã dessa quinta-feira (7), em Timóteo, Celso Machado de Assis, de 81 anos, personalidade muito conhecida no cenário futebolístico no município. Já há algum tempo, acometido de uma grave doença degenerativa, ele estava hospitalizado na Unidade III do Hospital Márcio Cunha (Vital Brazil), onde veio a óbito.

Aposentado da antiga Acesita, hoje Aperam, Celso construiu a carreira como jogador no futebol acesitano na lateral-direita do Laminação, único time pelo qual atuou dentro de campo nos anos 1960 e 1970 e, posteriormente, como treinador em muitos clubes.

Título inesquecível
Assim que encerrou a carreira, teve sua primeira experiência como treinador no próprio Laminação, onde conseguiu seu primeiro grande feito na nova função, sendo campeão acesitano de 1975.

Em seguida, dirigiu diversos clubes de Timóteo. Dentre esses trabalhos, veio o título mais marcante na carreira de Celso Machado, no Industrial, em 1983, onde conseguiu tirar o clube da “fila” de 17 anos sem uma conquista do Acesitano. À época, o clube do bairro Timirim era apelidado de “Corinthians de Timóteo”, em alusão ao clube paulista, que ficara mais de vinte anos sem ser campeão, quebrando o jejum em 1977. A formação do time campeão de 1983 tem uma escalação inesquecível montada por Celso Machado: Moacir, Tuca, Tarcísio, Adair e Tote; Juleco, Ratinho e Washington; Pó de Rato, Tidinho e Gustavo. Em meio à campanha, o quarto zagueiro titular Pinheiro, então com 22 anos, faleceu vítima de um acidente dentro da Cia. Acesita.

Ao longo de sua carreira, Celso Machado revelou diversos talentos para o futebol Acesitano e regional. Era uma figura muito querida em todos os clubes. Trabalhou, além do Laminação e Industrial, no Vila Nova, Florestino, dentre outros. Encerrara a carreira de treinador há duas décadas.

Celso deixa a esposa, Niura Silveira Machado, três filhos (Rogério, Rodrigo e Cíntia Silveira Machado), duas noras e dois netos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lúcio Adriano Sousa - Tampinha

07 de janeiro, 2021 | 15:56

“Meu primeiro treinador no juvenil do independente, pessoa de uma índole indiscutível. que deus possa confortar a família, descanse em paz Celso Machado”

Gil

07 de janeiro, 2021 | 07:51

“uma pessoa por onde passou deixou que fez muito para o esporte na nossa região descanse em paz amigo.sentimentos a todos familiares”

César Oliveira

07 de janeiro, 2021 | 07:36

“UM GRANDE HOMEM E MESTRE...AOS FAMILIARES OS MEUS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS DE PESAR, E QUE DEUS O RECEBA EM SEU REINO DE LUZ.”

06 de janeiro, 2021 | 23:36

“Perdemos não um amigo um pai que abençoe a família,Celso Machado um legado do futebol e um companheiro ,”

Norma Gomes Pereira de Freitas

06 de janeiro, 2021 | 20:53

“Ser humano de extremo valor que deixará saudades eternas em nossos corações ... Meus profundos sentimentos aos familiares e que Deus conforte o coração de todos ! Fiquei muito sentida com esta notícia , gostava muito dele ...”

Osmar João Teixeira

06 de janeiro, 2021 | 19:46

“Triste. Em uma semana Timóteo perde duas personalidades do Futebol amador. Carlito e Celso Machado.
Descanse em paz meu amigo Celso Machado e que Deus dê conforto para os familiares”

Envie seu Comentário