06 de janeiro, de 2021 | 09:00

Ex-deputado federal Bonifácio Andrada é sepultado em Barbacena

Parlamentar faleceu vítima da covid-19 e seu corpo teve cerimônia restrita a familiares

Arquivo DA
Bonifácio Andrada foi deputado federal por Minas por quatro décadas, entre 1978 e 2018Bonifácio Andrada foi deputado federal por Minas por quatro décadas, entre 1978 e 2018

Foi sepultado em Barbacena, o corpo do ex-deputado federal Bonifácio José Tamm de Andrada, de 90 anos, que morreu na terça-feira (5) vítima da covid-19. Por causa da pandemia, a cerimônia fúnebre foi restrita aos familiares, no cemitério da Boa Morte.

Advogado, jornalista, cientista político, professor universitário e doutor em direito público, Bonifácio foi deputado federal por Minas por quatro décadas, entre 1978 e 2018. Antes foi vereador em Barbacena.
Entre 1959 e 1974 cumpriu quatro mandatos Assembleia Legislativa (ALMG) por quatro mandatos consecutivos, entre 1959 e 1974, período no qual também assumiu outros cargos, como secretário de Educação. Em 1989, foi candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Paulo Maluf.

Atualmente, Bonifácio Andrada era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), fundada por ele e cuja sede fica em Barbacena desde 1964.

O parlamentar era descendente de José Bonifácio de Andrada e Silva (1763/1838), reconhecido como Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Desde então a família sempre teve um membro na política nacional.

Atualmente, o filho de Bonifácio, Lafayette Andrada, ocupa uma vaga na Câmara Federal, para a qual foi eleito em 2018 e tornou-se a sexta geração de congressistas da família.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário