06 de janeiro, de 2021 | 13:46

Dados sobre violência em MG terão divulgação semestral

Lei sancionada nesta terça-feira (5) ainda determina que seja especificada a taxa de elucidação de crimes graves

O projeto que originou a nova lei foi concluído na Reunião Extraordinária do Plenário em 4 de dezembro - Arquivo/ALMGO projeto que originou a nova lei foi concluído na Reunião Extraordinária do Plenário em 4 de dezembro - Arquivo/ALMG

O Diário Oficial Minas Gerais de terça-feira (5) trouxe a sanção do governador Romeu Zema à Lei 23.754, de 2020. A nova norma revoga o parágrafo único do artigo 4º da Lei 13.772, de 2000, e acrescenta três novos artigos a essa legislação, que dispõe sobre o registro e a divulgação de dados relativos à violência e à criminalidade no Estado.

A matéria tramitou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como o Projeto de Lei (PL) 1.073/15, do deputado Sargento Rodrigues (PTB), aprovado pelo Plenário no último dia 4 de dezembro.

O primeiro artigo inserido determina que sejam publicados, semestralmente, o número de Registros de Eventos de Defesa Social (Reds) e o de inquéritos policiais, instaurados e concluídos - com a especificação da taxa de elucidação - que envolvam crimes graves.

Os crimes listados são: homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, extorsão mediante sequestro seguida de morte, e estupro seguido de morte .

O outro dispositivo acrescentado estabelece que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública divulgue os dados para consulta na internet, além de enviá-los ao Ministério Público estadual e à Comissão de Segurança Pública da ALMG.

A apresentação dessas informações deve ser feita por Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com a discriminação dos dados de cada município e a indicação dos números absolutos e para cada grupo de cem mil habitantes.

O último ponto incluído dispõe que a sonegação, a retenção, o desvio ou a subtração dos citados dados, assim como o impedimento ou o atraso do seu fornecimento, implicam responsabilização administrativa e multa para o agente responsável.

A redação da nova norma ainda especifica que essa multa é limitada a 10 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufirs), sem prejuízo das demais sanções legais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


CONSUL COOOPERADOS 02 - 300X250