04 de janeiro, de 2021 | 14:43

Operação “Saltator” prende 32 pessoas em torneio de canto de pássaros

Divulgação Polícia Militar
Material utilizado para anilhar os pássaros, segundo informou os policiais militaresMaterial utilizado para anilhar os pássaros, segundo informou os policiais militares

Uma grande fiscalização foi desencadeada pela Polícia Militar de Meio Ambiente no domingo (3) durante um torneio de canto de pássaros. A operação Saltator ocorreu no evento que ocorria em um ginásio poliesportivo no bairro Limeiro, em Caratinga, terminou com 32 pessoas detidas por irregularidades em aves no local.

De acordo com o comando da PM ambiental, foram oito meses que as equipes de Caratinga vêm acompanhando a atividade de traficantes de animais silvestres na região. Os policiais foram até a um torneio de canto de pássaros e conseguiram cercar o local na Operação Saltator, nome em alusão às espécies de aves, entre elas, o trinca-ferro.

Num total de 21 militares em 12 viaturas, as equipes conseguiram surpreender os participantes. Durante a abordagem houve correria e muitos pássaros irregulares foram soltos no local ou abandonados dentro das gaiolas no local do evento.

Um dos organizadores do evento e membro da Assocar (Associação Ornitológica de Caratinga), vereador na cidade de Caratinga, assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. Havia no local aproximadamente 120 pessoas e todas foram abordadas pelos policiais. Entre elas, um dos maiores fraudadores de anilhas do Ibama, que atua na região, conforme informou a PM de Meio Ambiente.

Ao todo foram fiscalizados 163 pássaros, 77 pássaros apreendidos, 49 anilhas apreendidas, 12 alicates anilhadores, 19 notas fiscais com sinais de adulteração, 31 pessoas foram presas que assinaram um TCO. Um dos presos, o fraudador de anilhas, foi encaminhado para a delegacia de Polícia Federa, em Governador Valadares.

Dentro do veículo e na residência do anilhador preso, os policiais localizaram inúmeros materiais de adulteração de anilhas de pássaros. O preso já tem passagem e há informações de sua participação em conluio com os autores presos na Operação Macaw, desencadeada em setembro de 2020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose Alves

04 de janeiro, 2021 | 18:51

“O que adianta fiscalizar torneios de pássaros e não fiscalizar desmatamentos. É o mesmo que secar gelo.
É o mesma ação da polícia prende bandido e o bandido dos políticos e juízes soltam.
Então amigos sem mudar as atitudes da ala de cima, o meio de campo só anda em círculo.”

Envie seu Comentário