28 de dezembro, de 2020 | 15:18

Laboratórios que quiserem vender vacina ao Brasil, precisam ir atrás de registro, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro cobrou dos fabricantes de vacinas contra covid-19, nessa segunda-feira, que apresentem os pedidos de registro dos imunizantes à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e disse que a responsabilidade de tornar as vacinas disponíveis é dos laboratórios, e não dele.

O presidente lembrou que o Brasil tem 210 milhões de habitantes e é um mercado considerável de qualquer coisa. “Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que então eles não apresentam a documentação na Anvisa?", indagou.

O governo brasileiro vem sendo cobrado por só prever o início da vacinação em massa contra covid-19 no fim de fevereiro de 2021, enquanto diversos países - inclusive na América Latina, como México, Argentina e Chile - já começaram a vacinar ou preveem iniciar a vacinação nos próximos dias. A Argentina, por exemplo, anuncia para terça-feira o começo da aplicação do imunizante Sputnik V, fornecido pela Rússia.

Na maioria dos demais casos, os países estão usando a vacina do laboratório Pfizer em parceria com a BioNTech, a primeira no mundo a obter registros emergenciais e começar a ser distribuída.

A Pfizer ainda não pediu o registro emergencial na Anvisa porque, segundo o laboratório, o contrato para fornecimento do imunizante com o governo brasileiro ainda não foi fechado.

O governo brasileiro recebeu vários contatos dos laboratórios a partir de agosto mas, segundo a Pfizer, não respondeu. Há cerca de um mês o Ministério da Saúde começou a negociar a compra de 70 milhões de doses, suficientes para vacinar 35 milhões de pessoas, mas ainda não fechou o contrato.

A previsão é de entrega de 8,5 milhões de doses no primeiro semestre, mas apenas cerca de 500 mil em janeiro, e o laboratório já informou que, agora, não tem condições de acelerar a entrega para o Brasil.

Além das tratativas com a Pfizer, o Brasil já tem acordo para fornecimento de doses da vacina feita em conjunto entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estima entregar doses em fevereiro. Também não há ainda pedido de registro desta vacina junto à Anvisa.

O governo do Estado de São Paulo também tem acordo com o laboratório chinês Sinovac e terá, até a quinta-feira (31), 10,8 milhões de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac.

Como os dados de eficácia do potencial imunizante ainda não foram apresentadas, também não há pedido de registro junto à Anvisa. (Com agencias)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane

29 de dezembro, 2020 | 15:01

“Infelizmente temos a tempestade perfeita: uma doença que se alastra, um povo mail informado e um governante que é um Pilatos. Um irresponsável que deseja a morte de parte da população. Um adepto da política de morte, a necropolítica,
E ainda há pessoas que idolatram este assassino, este irresponsável. Pois, quem não assume responsabilidade pelo país é irresponsável.
É duro ver uma população inteira ser ludibriada por fakenews, muitas vezes espalhadas até por pastores inescrupulosos que se favorecem deste governo, fingem estar agindo em nome de Deus, para se aproveitar dos pobres e humildes que temerosos de uma "vingança divina" acreditam em qualquer bobagem que os tais soltam sobre vacina na internet.
É uma pena nossa população não ter boa formação em ciências e acreditar em qualquer bobagem. Principalmente não ter aquele pensamento de método para separar informação de qualidade de informação ruim, mentirosa ou manipulada.
É triste ver, até pessoas de curso superior, acreditando em teorias da conspiração simplesmente porque é mais "emocionante" do que a verdade dos fatos. Tudo falta de método científico no pensar!
Para os que desejam se aprofundar no assunto recomendo os textos de Rubens Alves disponíveis na internet e Humberto Eco - que ao ensinar a escrever uma tese em um livreto simples e direto, nos ensina a pensar e analisar - livro "como se faz uma tese".
A ciência produz trabalhos bons e ruins, como diria Dr. Saldiva, mas com método sabe-se separar pesquisa ruim de pesquisa boa.”

José Antônio

29 de dezembro, 2020 | 13:13

“Meu patrício e agora amigo Carlos Roberto. Mesmo discordando, com a sua licença, de alguns poucos pontos, visivelmente políticos, do seu belo comentário sobre esta matéria, aqui inserido, ouso afirmar-lhe que concordo plenamente com o fundamental nela exposto. Mas, infelizmente meu amigo, NÃO TEMOS neste nosso riquíssimo e majestoso País NINGUÉM que, neste momento tão deliciado para a saúde pelo qual passa a população mundial, possa ocupar a cadeira presidencial e dirigir, COM HONRA, DIGNIDADE, E SENSATEZ, o destino, EM TODOS OS SENTIDOS, do nosso Brasil e nosso, por inconteste merecimento. Sabemos meu presado amigo que nossos políticos atuais, em sua quase totalidade, nunca foram tão políticos, corruptos e insanos, onde o "toma lá da cá" é presença rotineira. E, para completar a nossa moralmente indigna situação política temos, lamentavelmente, um STF falastrão e canastrão, composto por integrantes absurdamente indicados por Presidentes, e não por merecimento, visivelmente deles devedores a quem vergonhosamente protegem criando ou ensossando leis de favorecimento. Vamos portanto com a necessária calma meu patrício e amigo Carlos Roberto porque a opção teremos democraticamente em 2022, considerando que neste momento, democrática e politicamente, nos é negada. Abraços muitos amigão, inclusive para o DA, e que 2021 nos traga muita luz e saúde.”

Carlos Roberto

28 de dezembro, 2020 | 16:43

“"NÃO DOU BOLA PARA ISTO!"
Uma personalidade doentia governa o Brasil. O sujeito quando é incompetente você conhece pelas suas declarações, sempre são vazias e repletas de sarcasmos. Este método é comum no mundo político, onde evasivas são usadas para tirar o foco de atos praticados contra a moral, a ética e os bons costumes. Derrotado pelo coronavirus, espancado pela vacina, torturado pela sua incompetência, e humilhado pelos seus atos, Bolsonaro acha que vai resolver tudo com declarações fora do contexto, com isto ele agride a inteligências daqueles que não o apoiam, pois quem defende este senhor, com certeza absoluta, nem sabe o que é inteligência. É vergonhoso vermos um presidente arrogante, torpe, grosso, selvagem tratando de temas sérios com zombaria. Desajustado e indiferente aos problemas do país, este pária se esconde atrás do manto da popularidade para agredir e humilhar a Nação, somos reféns da inutilidade. "Não dou bola!" Correto! Ele dá bolo. Esta caricatura de presidente está dando o BOLO nos brasileiros, com seu desgoverno não resta outra declaração tosca. Bolsonaro é inimigo da vida, o fetiche dele por armas deixa isto evidente, além disto, o cabra tem um medo terrível da imprensa séria e não comprada, daí ele ter vontade de encher o jornalista de porrada ou tratar a imprensa de bundões. Ele ama os puxa-sacos, se for da mídia que ele paga para divulgar seus delirios, são tratados com todo o respeito. Vivemos debaixo da influência maligna de um espertalhão, somos, nas palavras dele, MARICAS, gente que aceita com passividade qualquer coisa. Somos elefantes de circo que se contentam com um amendoim ou uma bala colocada na boca. A lógica dele é delirante, o sujeito é tão traumatizado, que ele não consegue ter uma fala fluente, sempre que abre a latrina, tropeça, gagueja e usa de palavrões para expor suas maluquices. Como não possui competência, ele recorre a clichês para tentar dar lógica às duas sandices. O Messias é amante dos serviços funerários, já são 190.000 caixões com o autógrafo dele, ele também adora programas de auditório, vive buscando aplausos. Vidas para ele são descartáveis, pois todos vão morrer...
Precisamos nos livrar desta tralha podre que, por descuido, ocupa a cadeira presidencial. Esta personalidade doentia tem que ser banida da política e da vida social, ele precisa ser internado num manicômio com urgência, do contrário, ele e seu grupo de pervertidos continuarão na saga de esmagar a democracia e destruir a dignidade do povo. Pense nisto! Pense no Brasil!”

Envie seu Comentário