21 de dezembro, de 2020 | 05:39

Caso de variante do coronavírus é encontrado na Itália e governo veta voos da Inglaterra

Mutação detectada pela primeira vez no Reino Unido já circula na Itália e países decretam medidas mais restritivas à véspera do Natal

Reprodução de vídeo
A Itália suspendeu os voos do Reino Unido neste domingo e proibiu a entrada de pessoas que estiveram naquele país nos últimos quatorze diasA Itália suspendeu os voos do Reino Unido neste domingo e proibiu a entrada de pessoas que estiveram naquele país nos últimos quatorze dias

Autoridades sanitárias da Itália divulgaram que detectaram um paciente infectado com a nova cepa do coronavírus registrada no Reino Unido, comunicou o Ministério da Saúde do país neste domingo (20). O caso registrado é de um paciente que retornou do Reino Unido em um voo que aterrissou no aeroporto Fiumicino, em Roma.

Ele e um acompanhante foram postos em isolamento e as autoridades garantem que, junto com outros familiares e contatos próximos, estão todos seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério.

O vírus foi sequenciado pelo departamento científico do hospital policlínico Celio, em Roma, que verificou ser a mesma variante do SARS-CoV-2 encontrada nas últimas semanas no Reino Unido.

A nova mutação foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra em setembro e está rapidamente se tornando a cepa dominante em Londres e em outras regiões do país.

O primeiro-ministro Boris Johnson afirma que a variante pode ser até 70% mais transmissível do que as versões anteriores do vírus, mas especialistas disseram que a cepa não parece mais mortal ou mais resistente às vacinas.

A Itália suspendeu os voos do Reino Unido neste domingo e proibiu a entrada de pessoas que estiveram naquele país nos últimos quatorze dias.

A decisão já foi comunicada às autoridades britânicas, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio. Pessoas que estiveram no Reino Unido e já estão na Itália precisarão se submeter a um teste para detectar a presença do vírus.

Tendo em vista que a curva epidemiológica não caiu conforme o esperado após as restrições aprovadas em 3 de dezembro, o governo italiano decretou o confinamento da população nas festas de fim de ano.

Nas últimas vinte e quatro horas, foram registrados 15.104 novos casos do coronavírus na Itália e 352 óbitos. O país já conta 68.799 mortos pela pandemia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário