20 de dezembro, de 2020 | 09:52

Los Películas de aniversário

Grupo de cultura cinematográfica promove sessão especial virtual em Ipatinga

O Cineclube Los Películas comemora seis anos de atividades com uma sessão especial de cinema nesta segunda-feira (21), às 19h30. Como acontece desde março deste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, o encontro dos aficionados pela sétima arte será virtual, pela plataforma meet.google - https://meet.google.com/jnw-gytc-hew.

Divulgação/ACS CLP
Sessão de cinema do Los Películas, antes da pandemiaSessão de cinema do Los Películas, antes da pandemia
Para a sessão comemorativa de aniversário serão exibidos dois filmes: o curta-metragem República, de Grace Passô, e o longa-metragem Soldados do Araguaia, dirigido por Belisário Franca. Encerrando a noite haverá um debate sobre as obras, tendo como convidada especial a professora e geógrafa Terezinha Avelar, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes.

O curta-metragem República foi concebido pela atriz Grace Passô e produzido em parceria com Wilssa Esser, a convite do Instituto Moreira Salles, por meio do IMS Quarentena, um programa destinado a exibir e promover a arte durante o isolamento.

Divulgação/ACS CLP
A atriz Grace Passô está no curta-metragem RepúblicaA atriz Grace Passô está no curta-metragem República
O curta República foi filmado dentro da cada da atriz, uma reflexão sobre a estranha sensação do isolamento e parte do curioso momento em que uma mulher recebe o aviso de que o Brasil não existe de fato e é apenas o sonho de alguém.

A atriz já colecionava vários prêmios no teatro, e não deixa por menos no cinema. Recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, por Praça Paris, de Lúcia Murat, o de melhor atriz no Festival de Brasília e Festival de Turim (Itália), por Temporada, de André Novais.

Divulgação/ACS CLP
Belisário Franca, diretor de Soldados do AraguaiaBelisário Franca, diretor de Soldados do Araguaia
Soldados do Araguaia, por sua vez, é dirigido pelo roteirista e produtor Belisário Franca, fundador da Giro Filmes. O documentário se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro, que combateram na Guerrilha do Araguaia.

Marginalizados pela historiografia oficial, por sua filiação militar e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram no documentário uma oportunidade de compartilhar a sua versão dos fatos.

A curadoria do cineclube é formada por Márcio Castro, Andrés Gonzales, Camila Mendonça, Gildásio Mendes, Beto de Oliveira, Éderson Caldas, Enyály Polleti e Marilda Lyra. Informações (31) 99966-4166.

SERVIÇO:
Sessão Virtual Especial de Aniversário
Los Películas Cineclube
Segunda-feira (21) – 19h30 - https://meet.google.com/jnw-gytc-hew
República – Grace Passô – 2020/15min - 14 anos
https://ims.com.br/convida/grace-passo/?fbclid=IwAR2dSxDMP8greO0grU1mJ-KNKwZVzPuKcQ1v5s3Q0WgxNcWK-j1KurjdOSQ
Soldados do Araguaia – Belisário Franca – 2017/74 min - 14 anos
Disponível no Prime Vídeo e no You Tube https://www.youtube.com/watch?v=qejSU4zA_3k&feature=youtu.be
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário