19 de dezembro, de 2020 | 15:20

Redução do pó-preto em Ipatinga poderá chegar até 35% em 2021

Alex Ferreira
Canhões de névoa são usados em pátios de matérias primas da empresa, para conter poluiçãoCanhões de névoa são usados em pátios de matérias primas da empresa, para conter poluição
O Ministério Público e a Usiminas ajustaram acordo para estabelecer metas de redução da contribuição da empresa no acúmulo de partículas sedimentáveis, conhecidas como “pó-preto”, no último dia 18, informou a 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga.

O ajuste é um desdobramento do TAC firmado em outubro de 2019, pelo qual a Usiminas comprometeu-se a criar uma rede permanente de monitoramento de partículas sedimentáveis e tomar medidas para diminuição das emissões, com resultados efetivos.

Pelas metas firmadas nesta data, a empresa deverá, no ano de 2021, diminuir sua contribuição para o acúmulo do “pó-preto” em, no mínimo 35% no Bairro das Águas, 30% no bairro Cariru e 25 % nos índices das demais estações de monitoramento da cidade. Caso não atingidas as metas, a empresa incidirá em multa de até R$ 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil reais) por bairro, detalha o MP.

No novo acordo, a empresa aceitou ainda a proposta do Ministério Público de ampliar a rede de monitoramento das partículas, que, a partir de 2021, passará a ter três novas estações a serem instaladas nos bairros Bela Vista, Horto e Iguaçu.

O promotor de Justiça Rafael Pureza informou que as metas estabelecidas para redução em 2021 foram bastante significativas e deverão ser suficientes para que a população perceba alguma melhora em breve. Esclareceu ainda que, até o fim do ano de 2021, serão estabelecidas as metas plurianuais definitivas para redução contínua da emissão do pó-preto até que se alcance o patamar tolerável permitido pelas normas. Segundo o Promotor de Justiça, a população é o melhor termômetro da questão e tem participação fundamental na solução do problema.

Usiminas reforça seu compromisso
Em nota enviada ao Diário do Aço, a Usiminas informa que, em mais uma etapa do compromisso assumido com a comunidade de Ipatinga e Ministério Público, definiu junto à promotoria de Meio Ambiente metas para a redução da taxa de deposição de partículas sedimentáveis em alguns bairros da cidade. A redução do material deverá ocorrer ao longo do próximo ano e será mensurada pela rede de monitoramento específica instalada na cidade.

Desde o final de 2019, a Usiminas afirma que vem adotando uma série de medidas para reduzir a dispersão do material. Entre outras ações, a companhia instalou oito canhões de névoa na Usina, adotou a aplicação de polímeros nas pilhas de matérias primas e realizou o enclausuramento de equipamentos com maior potencial emissor. Também está sendo realizada a revitalização do cinturão verde da Usina, além de reforços na varrição mecânica e na umectação de vias internas. "A Usiminas, em ação proativa, também investiu na instalação de uma Central de Monitoramento de toda a Usina e em uma rede automática de monitoramento de particulado, iniciativa pioneira na indústria siderúrgica. Os equipamentos permitem o acompanhamento em tempo real das operações e a rápida correção de eventuais anormalidades. Todas essas ações refletem a visão de sustentabilidade da Usiminas e reforçam a relação de diálogo e parceria com as comunidades, construída ao longo de seus 58 anos de operação", concluiu a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zapas

30 de dezembro, 2020 | 15:13

“Temos que aprofundar os estudos sobre os reais prejuizos para a saude da população e esperamos que o MP convoque especialistas e profissionais qualificados que entendam realmente deste assunto que é muito mais sério do que somente um "pó preto que cai sobre a cidade de Ipatinga"”

Rair Anício

19 de dezembro, 2020 | 19:18

“Vamos fiscalizar, afinal a poluição tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, haja visto que hoje chega a bairros que antes não chegavam, e com tanta tecnologia é inadmissível que respiremos um ar tão poluído.”

Envie seu Comentário