CADERNO IPATINGA 2024

20 de dezembro, de 2020 | 08:00

Conselho Municipal de Turismo de Ipatinga faz balanço e detalha ações

Tiago Araújo
Conselheira Edilene Fonseca, secretária executiva Vanessa Cardoso, presidente José Zacarias e a conselheira Iracema Bastos Conselheira Edilene Fonseca, secretária executiva Vanessa Cardoso, presidente José Zacarias e a conselheira Iracema Bastos

Fomentar as atividades turísticas e estimular a expansão dos empreendimentos promovendo o desenvolvimento econômico do município. Esses são os principais objetivos do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Ipatinga, que trabalha na elaboração de propostas voltadas para a melhoria do desempenho dos serviços turísticos na cidade. Em entrevista ao Diário do Aço, os membros do Comtur fizeram um balanço das atividades realizadas e destacaram a importância do conselho para o desenvolvimento do município.

O presidente do Comtur, José Zacarias, o Zaca, explica que o conselho foi criado em 1999, com o intuito de ser responsável pelo plano de turismo do município de Ipatinga. “Todo ano estamos avaliando os nossos trabalhos e alterando de acordo com as necessidades. O conselho é composto por diversas entidades, sendo responsável direto pelas políticas ligadas ao turismo, determinando os projetos que vão ser realizados, por meio de reuniões, nas quais são discutidas as ideias e aprovadas, para que depois a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo tome todas as providências necessárias”, explicou.

Zaca ressalta que o Comtur está ligado à Administração de Ipatinga, porém, 60% dos conselheiros são voluntários e há algumas secretarias do município que participam do conselho. “São 20 conselheiros titulares e 20 suplentes, além do presidente, vice-presidente e secretário executivo.

As reuniões são realizadas às segundas e terças-feiras, às 18h30. Atualmente estão sendo feitas de forma virtual, devido à pandemia. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo telefone (31) 3829-8069”, informou.
Divulgação
Desde a sua criação em 1999, o Comtur realizar várias ações e projetos no município de IpatingaDesde a sua criação em 1999, o Comtur realizar várias ações e projetos no município de Ipatinga

Ações

O presidente do Comtur também relata que uma série de ações foi aprovada em 2020, apesar de ser um ano atípico. “Nós fizemos uma sinalização do roteiro turístico rural, que é o roteiro que já existe no município e foi aprovado, previsto para ser realizado em 2021. O Comtur atua junto ao projeto Turismo Vale, que é um trabalho voluntário, tendo uma participação muito grande da sociedade. Ao longo da história do Comtur, apoiamos eventos voltados para turismo e participamos de feiras. Se nós analisarmos, nos últimos anos foram aprovados por esse conselho os maiores eventos que ocorreram na cidade, como o Dia do Turismo e o festival gastronômico”, afirmou.

Cidade do turismo

Na entrevista, o presidente do Comtur lembrou que, antigamente, alguns administradores afirmavam que Ipatinga não era uma cidade do turismo, mas isso começou a mudar a partir de 1990. “Nessa década, se falava muito em turismo rural e as pessoas começaram a criar projetos. Com isso, a situação começou a mudar. Se nós dermos uma analisada em nossa cidade, temos muitas coisas ligadas ao turismo. Por exemplo, às vezes vejo chegar a Ipatinga um ônibus de outra cidade trazendo pessoas para consultarem aqui. Esse pessoal que veio acaba gastando em nosso município. Isso é turismo. Os ipatiguenses precisam enxergar todo esse público que vem de fora como turista. Temos que estar preparados para recebê-los. Se forem bem atendidos, mais pessoas virão”, disse.
Divulgação
Posse dos membros do Comtur em agosto de 2019Posse dos membros do Comtur em agosto de 2019

Formação do conselho

A secretária executiva do Comtur, Vanessa Cardoso, relata que, dentro do conselho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é a gestora dos recursos do Comtur. “Além dela, temos a participação da Secretaria de Educação, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. E temos os conselheiros, que representam várias entidades, responsáveis por fazerem as indicações dos seus representantes. Na primeira reunião do Comtur, após a posse dos membros, que é comandada pelo prefeito atual, é feita a votação para definir o presidente, vice-presidente e o conselho fiscal. O mandato deles é de dois anos”, informou.

Potencial

A conselheira Edilene Lopes destaca que, ao longo dos anos, as ideias do Comtur têm sido concretizadas e os trabalhos estão sendo feitos. “Eu acredito que o Comtur traz um potencial de criação de estruturas, no qual possamos criar um calendário, tanto da gastronomia quando do turismo rural, para que Ipatinga posa fluir. Temos muitos trabalhos para fazer e estamos dispostos para isso”, destacou.

Importância

A conselheira Iracema Bastos Ananias de Souza, que participa desde 1999 do Comtur, ressaltou que o conselho oferece ao cidadão a oportunidade de ver a cidade com outros olhos. “Eu acredito em Ipatinga. É uma cidade que eu amo e quero ver melhor. É cidade onde está meus netos, meus filhos, minhas noras. Por isso, espero continuar contribuindo com o desenvolvimento turístico e econômico, e estou à disposição voluntariamente”, enfatizou.

Já a conselheira Aparecida Pires Sampaio afirmou que o Comtur tem uma atuação bastante expressiva na região, desde a sua criação. “Ano passado foi comemorado os 20 anos do Comtur e eu tenho muito orgulho de ter feito parte da Secretaria Executiva do Conselho. O Comtur participa de discussões bastante estratégicas. Foi o criador e apoiador de vários eventos que são impactantes para o município, como Fórum de Turismo e a Feira de Turismo, que nesse ano seria a sexta edição, mas se Deus quiser, vai ocorrer no próximo ano. É um grupo que mesmo nesse contexto de pandemia não ficou sem reunir, ficou atento. Somos atuantes e importantes para o município de Ipatinga”, finalizou.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Zacarias

20 de dezembro, 2020 | 10:44

“Parabéns pela reportagem, muito boa.”

Envie seu Comentário