Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de dezembro, de 2020 | 14:03

As epidemias e suas razões - Segundo Yuval Noah Harari

Wanderson R. Monteiro *

Todos somos atingidos, direta ou indiretamente, pela atual pandemia causada pelo coronavírus SARs Cov 2. Esperamos ansiosos e, até mesmo, impacientes, pela chegada da tão aguardada vacina. Além de muita dor e sofrimento, a atual pandemia de covid-19, a doença causada pelo vírus, também trouxe consigo muitos questionamentos, e também grandes revelações sobre a nossa realidade.

Uma dessas revelações tem sido a falta de manejo e preparo ao combate às doenças, mesmo com toda a tecnologia e conhecimento que a humanidade dispõe em nosso mundo atual, tal ponto é destacado por Yuval Noah Harari, em seu livro "Homo Deus", publicado em 2015.

Antes do início da pandemia, Yuval Noah Harari estava recebendo um grande destaque como o mais novo pensador ateu da atualidade. Harari é professor da Faculdade Hebraica de Jerusalém, autor de "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", "Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã", e "21 Lições Para o Século 21".

Em seu livro "Homo Deus", ao falar sobre as doenças, Harari demonstra grande confiança no avanço da medicina e da ciência, por meio da biotecnologia, para o controle e erradicação das mesmas. Chegando a culpar as instituições, como a OMS, por negligência e descaso, se/e quando uma epidemia sai de controle, dizendo que, quando isso acontece, é por culpa da falha humana.

Harari cita como exemplo a epidemia de Ebola, ocorrida em 2014 na África Ocidental. Segundo ele, um relatório inicial publicado em 18 de outubro de 2014 criticava a OMS por ter reagido de maneira insatisfatória à eclosão do vírus; a culpa pela epidemia recaiu sobre a corrupção e a ineficiência do órgão em contê-la. Na época, críticas foram dirigidas à comunidade internacional por não terem reagido com rapidez suficiente. Harari conclui dizendo que essas críticas partem da premissa de que a humanidade dispõe do conhecimento e dos instrumentos de prevenção; e, "se mesmo assim uma epidemia sai do controle, isso se deve mais à incompetência humana".

Além da incompetência humana, Harari também destaca que a mesma tecnologia e conhecimento também podem ser usados para a criação de novas doenças e epidemias, e nos alerta para termos cuidado com o perigo que a natureza humana, o ser humano, representa. Harari diz: "Mas, e quanto aos perigos inerentes à natureza humana? A biotecnologia nos capacita a derrotar bactérias e vírus, porém simultaneamente faz com que os próprios seres humanos se tornem uma ameaça sem precedentes. As mesmas ferramentas que capacitam médicos a identificar e curar rapidamente doenças novas podem também capacitar exércitos e terroristas a arquitetar doenças ainda mais terríveis e patógenos apocalípticos. Portanto, as grandes epidemias vão continuar a pôr a humanidade em perigo no futuro se, e somente se, a própria humanidade as criar, a serviço de alguma ideologia brutal".

Como a história tende a se repetir, ainda mais quando há incompetência na parte de prevenção, cá estamos nós, no final 2020, sofrendo com mais uma epidemia que parece ter seguido a risca o roteiro da epidemia de 2014, mas agora em escala mundial, com direito a "falhas", negligência, demora em tomar as atitudes necessárias, descaso, e com o acréscimo de disputas ideológicas.


* Bacharel em Teologia pelo ICP - Instituto Cristão de Pesquisas.
São Sebastião do Anta (MG) [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

17 de dezembro, 2020 | 18:47

“Discordo do Harari-, a única saída que a humanidade tem será tomando a vacina; embora somente daqui a 10 anos saberemos, já na fase de teste 4, da verdadeira eficácia da mesma. E se essa vacina tomada alterar em definitivo o DNA tornando estéril os seres humanos (ninguém sabe - é apenas uma possibilidade que ninguém aventou). Mas, pelo visto, a vacina do RNA mensageiro produzida por dois laboratórios dos EUA têm tido de 95% de eficácia, segundo os cientistas, pois ao penetrar na célula ela produz no geral um proteína específica que neutraliza a ação da espícula viral invasora da membra da célula - protegendo todo o corpo humano. Agora vamos à Teologia. Este SALMO 32 (poema de Davi) - linha 9 - "Não seja como cavalo ou jumento, que não compreendem nem rédea nem freio: deve-se avançar para domá-los, sem que se aproximem de você", explica, teologicamente falando, que o Homem quando age de maneira irracional está agindo como se fosse um animal.
Em outras palavras, quando o homem encobre seu próprio pecado, passa experimentar como peso o sofrimento da culpa e até o próprio Deus. João também disse que sobre a Terra não ficará nada encoberto.”

Envie seu Comentário