CADERNO IPATINGA 2024

17 de dezembro, de 2020 | 09:04

“Dengo”: um autorretrato afro-brasileiro

Cineastas e atores de Coronel Fabriciano mostram trabalho inédito em video

Nesta sexta-feira (18), às 21h, será lançado no Youtube o filme “Dengo”, produzido por Elison Silva, 26 anos, e Gustavo Nascimento, 23 anos. Os criadores partem das suas experiências pessoais enquanto pessoas negras e lgbtqia+ para explorarem os meios pelos quais os corpos compõem as suas subjetividades e elaboram o racismo e lgbtfobia em seus cotidianos.

Divulgação
Em cena, dois artistas se apropriam de aspectos do documentário e do dramaEm cena, dois artistas se apropriam de aspectos do documentário e do drama
O filme mostra com dois amigos se organizando para irem a uma cachoeira em um domingo. Enquanto se arrumam e organizam as coisas a serem levadas para o passeio, as relações afetivas de três amigos são exploradas de maneira a evidenciar suas experiências e afetos geradores de aspectos afirmativos e sem potência em suas subjetividades.

Uma das referências utilizadas pelos criadores para apresentar ao público aspectos de suas identidades é o rapper afro-americano Jay-Z. Entre as cenas em que as personagens têm contato com a obra do artista e a partilha de experiências, a afetividade e sensibilidade emergem como elementos significantes enunciados no nome do filme.

Dengo é um experimento audiovisual no qual os dois artistas se apropriam de aspectos do documentário e do drama para constituírem um mosaico de visualidades da história que narram em vídeo. No elenco estão Belchior Ferreira, Elison Silva, Gustavo Nascimento e Nayara Botaro.

A obra se soma às produções fonográficas de artistas negros ao redor do mundo nas quais as subjetividades afrodiaspóricas são mostradas de maneira a suscitar no público reflexões sobre a importância dos afetos afirmativos nos processos de auto percepção em contextos sociais em que suas imagens não são representadas de modo a permitir que sua vivência individual e coletiva sejam elaboradas para a sua edificação.

Divulgação
Assim, o filme é um convite ao público para ocupar um lugar na mesa para conversar sobre a importância das trocas afetivas no mundo contemporâneo como forma de nos imunizarmos dos males causados pela solidão, como a depressão e os suicídios dela decorrentes.

O filme Dengo foi produzido com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através da Prefeitura de Coronel Fabriciano e pode ser acessado no link https://www.youtube.com/channel/UC_NCybabmvLCwsa3ch9nLnA.

SERVIÇO:
Exibição do filme Dengo
Sexta-feira (18) – 21h
Transmissão via Youtube
https://www.youtube.com/channel/UC_NCybabmvLCwsa3ch9nLnA
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário