17 de dezembro, de 2020 | 10:30

Entrega das obras do Ceresp de Ipatinga fica para o primeiro semestre de 2021

Arquivo DA
As obras de reforma e ampliação do Ceresp de Ipatinga tiveram início em dezembro de 2018As obras de reforma e ampliação do Ceresp de Ipatinga tiveram início em dezembro de 2018

Passados cerca de dois anos, as obras de reforma e ampliação no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga ainda não têm uma data definida para serem entregues. Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os serviços na unidade estão 40% concluídos e devem ser entregues no primeiro semestre de 2021. Conforme já noticiado, as intervenções no Ceresp envolvem a reforma da carceragem dos Blocos A e B, ampliação de vagas, construção da portaria, além de outros serviços.

Em nota enviada ao Diário do Aço, a Sejusp informou que as obras no Ceresp de Ipatinga estão em andamento e, atualmente, levando-se em consideração os trabalhos de ampliação, estão 40% concluídas. “Já a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2021. Por razões de segurança, não informamos a lotação de unidades específicas”, informou.

Obras

A reforma e ampliação do Ceresp de Ipatinga tiveram início em dezembro de 2018, após a Vara de Execuções Criminais e de Precatórios Criminais da Comarca de Ipatinga autorizar a destinação de recursos, provenientes da prestação de penas pecuniárias, para a reconstrução do Centro de Remanejamento. Após as obras, o Ceresp passará a contar com 264 vagas nos blocos A e B, além de 140 novas vagas, aproximadamente.

Volta dos presos

Conforme divulgado pelo Diário do Aço, em março deste ano, o Ceresp de Ipatinga voltou a receber presos do sexo masculino, na ala que estava interditada parcialmente desde 2016, quando ocorreu uma rebelião que deixou boa parte da unidade destruída, passando a ser ocupada apenas por mulheres reclusas. No entanto, para evitar a contaminação e propagação do novo coronavírus (covid-19) no sistema prisional mineiro, foram criadas unidades de referência, espalhadas por todo o Estado, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional. Dentre essas unidades, está o Ceresp de Ipatinga.

Protocolo

Segundo já informado pela Sejusp, no caso de presos que apresentarem os sintomas da covid-19, o protocolo é o seguinte: “isolamento dentro da unidade prisional, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento em hospital, com escolta do sistema prisional. O objetivo da nova medida é unicamente proteger os presos e os profissionais de segurança que trabalham no sistema prisional, de modo a não colocar a população em risco”, reiterou.

Já publicado

Começam as novas etapas das obras no Ceresp de Ipatinga
Obras no Ceresp atrasam por falta de apoio do estado

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário