17 de dezembro, de 2020 | 10:00

Astrofísico ipatinguense explica proximidade entre Júpiter e Saturno

Fenômeno astronômico ocorrerá no dia 21 e poderá ser visto a olho nu

Álbum pessoal
Felipe de Oliveira Alves explica que a conjunção, com 0.1 grau de proximidade, é raríssimaFelipe de Oliveira Alves explica que a conjunção, com 0.1 grau de proximidade, é raríssima

Na próxima segunda-feira (21), um raro fenômeno astronômico poderá ser observado a olho nu. Trata-se da proximidade entre Júpiter e Saturno, que fará com que pareçam um planeta duplo, por assim dizer. O ipatinguense Felipe de Oliveira Alves, astrofísico do Instituto Max Planck para Física Extraterrestre, na Alemanha, conversou com o Diário do Aço sobre o acontecimento incomum.

A conjunção ocorre, segundo Felipe, quando dois objetos astronômicos são vistos muito próximos no céu. Essa proximidade é aparente, pois não estão perto fisicamente um do outro. “É uma proximidade em projeção, mas não temos a noção exata de profundidade. Júpiter e Saturno estarão em conjunção, eles são dois dos planetas que mais refletem luz solar, e por isso são muito brilhantes. Estão a cada dia mais próximos e o ápice será dia 21, quando estarão cerca 0.1 grau um do outro, como dois faróis no céu. Basta olhar para o oeste, na direção do pôr do sol, acima da linha do horizonte”, detalhou.

Felipe esclarece que o fenômeno ocorre a cada 20 anos, em razão das órbitas destes planetas, que são muito longas. “Júpiter demora 12 anos para dar uma volta ao redor do sol e Saturno quase 30. Mas a última vez que estiveram tão próximos assim foi em 1623. Ou seja, essa proximidade não é tão frequente e deverá voltar a ocorrer somente em 2080. Será possível observar a olho nu, mas se puderem ver com binóculo ou telescópio, será uma oportunidade ímpar, pois os detalhes são muito bonitos. Saturno tem os anéis e Júpiter tem luas, vale a pena e espero que todos possam ver”, concluiu.

The News-Gazette
Como serão vistos os dois planetas pelas lentes de um telescópio ou binóculoComo serão vistos os dois planetas pelas lentes de um telescópio ou binóculo


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário