16 de dezembro, de 2020 | 15:12

Prefeito de Fabriciano participa do lançamento do plano nacional de vacinação contra covid-19

Divulgação
O prefeito Marcos Vinicius; o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; e o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau O prefeito Marcos Vinicius; o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; e o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, participou nesta quarta-feira (16) do lançamento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, em Brasília. Acompanhado do secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, Marcos aproveitou a ocasião para apresentar, diretamente ao Ministério da Saúde, as informações referentes aos públicos-alvo prioritários, doses necessárias e estrutura da rede municipal, que já está pronta para receber e aplicar as doses, informou a administração fabricianense.

“Em Fabriciano serão necessárias 96 mil doses, considerando a aplicação da 1ª e 2ª doses para vacinar os grupos prioritários detalhados pelo Plano de Imunização. Conforme o Ministério, a expectativa é realizar a campanha em março, já deixando as pessoas protegidas quando o inverno e o pico de uma possível segunda onda chegar”, antecipou o prefeito.

Marcos frisa que a rede de Saúde de Fabriciano está pronta e promete imunizar a população em tempo recorde, tão logo as doses sejam autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e liberadas pelo Ministério da Saúde. “Em março deste ano, na campanha de vacinação contra a gripe e início da pandemia, vacinamos 100% da nossa população idosa em 48 horas e a domicílio. Ou seja, temos prontos os esquemas logístico e operacional de imunização para repetir o feito e proteger, primeiramente, os grupos de risco”, detalhou.

“Hoje, todas as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde são equipadas com câmaras frias, sistema de refrigeração com ar condicionado e, o mais importante, equipe técnica capacitada para realizar a imunização da população”, completou o secretário de Saúde, Ricardo Cacau.

Apoio do Ministério da Saúde

O prefeito e o secretário participaram do lançamento do Plano Nacional de Imunização contra Covid-19 a convite do ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo. Na ocasião, Marcos Vinicius representava a Associação Mineira de Municípios (AMM), entidade da qual é o vice-presidente; e Ricardo Cacau, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG).

“O Brasil tem expertise comprovada, por décadas, no que se refere à vacinação. Falando como gestor, e médico também, não podemos ultrapassar a Anvisa, que é autarquia com responsabilidade e experiência de mais cinco décadas e o único órgão apto a autorizar a vacina para imunizar a nossa população com segurança”, avaliou o prefeito.

Agenda

No dia anterior ao lançamento do Plano de Imunização, Marcos Vinicius e Ricardo Cacau cumpriram agenda com o Secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde, Coronel Franco Duarte. Na ocasião, o representante do Ministério da Saúde assegurou a liberação de mais de R$ 1 milhão para equipar as três novas salas cirúrgicas do Hospital Dr. José Maria Morais, e a portaria de habilitação da UPA com o repasse de cerca de R$ 3 milhões, detalhou o governo de Fabriciano.

Vacinação

O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, apresentado pelo governo, prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, o que vai demandar 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas, uma vez que cada pessoa deve tomar duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

O primeiro grupo a ser vacinado na fase 1 é formado por trabalhadores da saúde, idosos (com 75 anos ou mais) e população indígena. A fase 2 é formada por idosos acima de 60 anos; na fase 3, serão vacinados pessoas com comorbidades (doenças crônicas graves) e na fase 4, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados.

Ainda segundo o plano, o governo federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por meio de três acordos: Fiocruz/AstraZeneca; Covax Facility e Pfizer. Até agora, nenhum imunizante está registrado e licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), etapa prévia obrigatória para que a vacinação possa ser realizada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Arthur

19 de dezembro, 2020 | 12:02

“Lunático é quem fingiu administrar uma cidade de mais de 100.000 habitantes por 12 anos”

Carlos Roberto

17 de dezembro, 2020 | 07:20

“A VACINA EVANGÉLICA CHEGOU!
A culpa é do General Pançudu Elo. Como todo empreendimento de sucesso, o inferno precisa de colaboradores talentosos. Os evangélicos parecem que tomaram a promissora vacina, a Satãvac17, indicada para bovinos, do Instituto Bolsonaro. Por via oral, ingeriram quatro doses de uma só vez. Tem crente soltando fogo pelas ventas, tem pastores falando tantas besteiras, que parece que eles se formaram na Universidade Federal Prostibulos do Brasil, a mesma que formou o tal Jair Messias, vulgo Mito. Impulsionados pelo Capetão Bolsonaro, palhaço mor do Planalto, os evangélicos estão soltando a franga, o galinheiro e a língua, é tanta asneira sobre a tal vacina, que fico pensando se esta gentalha acredita em alguma coisa, já que em Deus, duvido que pessoas que fazem e agem como os crentes estão agindo, possam crer em alguma coisa séria. Crêem sim, no Messias Bolsonaro, e como ele é um criminoso por excelência, que dúvida da medicina e da ciência, seus súditos possuem as mesmas características e afinidades. É a contaminação! O que já li de mercenários evangélicos distorcendo a ciência para apoiar o miliciano Bolsonaro é algo assustador, é de fazer inveja ao capeta mais encapetado do inferno. O chifre da ignorância e da irresponsabilidade cheira mal na cabeça deste bando de imbecis, o pior é que, por terem poder de persuasão maligna, estes meliantes crentes estão induzindo os pobres seguidores a mentiram descaradamente, como eles fazem. Recebi posts que me deixaram assustados, não pelo conteúdo, pois qualquer pessoa burra sabe que é mentira, mas por quem os enviou, eles ostentam o titulo de servo... óbvio, do capeta! Não tenho dúvidas. As lesões causadas por estes pastores vendedores de mentiras e aliados do inferno causam mais danos que qualquer vírus. Só não enxerga quem é burro ou é mal intensionado... eu fico com os dois! E ai, Pançaudo Elo chegou no Palácio da Alvorada e surpreso bradou: "Tem um cheiro de chifre queimando, o que é isto?". Ônix respondeu: "Não se preocupe, é o chefe que está com muita febre". ”

Rair Anício

16 de dezembro, 2020 | 18:46

“Esse prefeito não é bizarro só no nome, um médico que tem coragem de estar aliado a um ministro da saúde tão incompetente, subserviente, covarde, irresponsável e omisso, mostra que nem de longe é um bom profissional, ter diploma é uma coisa, agora ser capacitado é outra, como diz o ditado, diga-me com quem andas que direi se te acompanho.”

Juca

16 de dezembro, 2020 | 17:16

“Como este pais esta sendo governado por irresponsaveis.a vacina cada dia e um papo diferente .o ministro da saude sem mascara um pessimo exemplo para toda nacao.”

Marcelo Almeida

16 de dezembro, 2020 | 16:08

“3 lunáticos negacionistas em um foto só.”

Envie seu Comentário