Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de dezembro, de 2020 | 19:10

Excludente de ilicitude deve voltar à pauta do Congresso

Presidente Bolsonaro afirma que vai aguardar nova composição da Câmara e do Senado

Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro disse nessa terça-feira (15) que vai pautar o debate sobre a excludente de ilicitude para forças de segurança a partir da composição da nova mesa diretora da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As eleições para o comando do Congresso Nacional ocorrerão no dia 1º de fevereiro do ano que vem.

A declaração foi dada durante visita de Bolsonaro à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na capital paulista. "Porque o policial tem que, ao cumprir sua missão, ir pra casa descansar, e não aguardar a visita do oficial de Justiça”, disse o presidente.

Entenda o que é a excludente de ilicitude

O Código Penal, no Artigo 23, estabelece a exclusão de ilicitude em três casos: estrito cumprimento de dever legal, em legítima defesa e em estado de necessidade.

Nessas circunstâncias específicas, atos praticados por agentes de segurança não são considerados crimes. Entre os atos, por exemplo está o caso em que um policial mata um criminoso em um confronto.

A lei atual também prevê que quem pratica esses atos pode ser punido se cometer excessos. Por isso, toda vez que uma pessoa morre em confronto com as forças de segurança é aberto um processo para apurar se houve excesso. Os policiais querem o fim desse procedimento.

A ampliação do excludente de ilicitude já estava prevista no pacote anticrime apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2019, mas acabou sendo rejeitada pela Câmara dos Deputados, na votação final do projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário