16 de dezembro, de 2020 | 09:00

Termina hoje o prazo para cadastro escolar na rede estadual de ensino

Arquivo DA
A escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadualA escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadual

Encerra-se nesta quarta-feira (16) o prazo para pais e responsáveis, ou os estudantes maiores de 18 anos, realizarem o cadastro escolar na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2021. Para garantir a vaga é necessário fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) pelo endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Conforme já anunciado pelo governador Romeu Zema, em entrevista à imprensa, sua expectativa é que as aulas presenciais sejam retomadas em fevereiro de 2021. No entanto, ainda há uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça que impede a reabertura das escolas em municípios na onda verde do programa Minas Consciente.

Forma unificada

A partir deste ano, por meio do sistema único, nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas no ensino fundamental e ensino médio se darão de forma unificada. Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadual. Em todo o Estado, mais de 750 administrações municipais aderiram ao Sucem.

Adesão

Nos municípios em que não houve a adesão ao sistema, aparecerá apenas a opção de escolas estaduais. Na página do Sucem é possível acessar a lista completa com o nome dos municípios que não aderiram à iniciativa.

Quem pode se inscrever

Devem ser inscritos alunos com seis anos de idade ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental. Também devem ser inscritos estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, advindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Matriculados

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não ofertarão em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

Retorno aos estudos

Também podem se inscrever interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.

Sem acesso à internet

Aqueles que não têm acesso aos recursos digitais poderão procurar as escolas estaduais e municipais na sua cidade para fazer uso do computador e realizar a inscrição, com a adoção de todas as estratégias de segurança orientadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19. Os pontos de apoio funcionarão das 9h às 16h, até esta quarta-feira (16), data em que se encerra o período de cadastro escolar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário