EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

14 de dezembro, de 2020 | 18:00

Campeonato Mineiro 2021 vai começar quatro dias após término do Brasileirão

Estadual terá início apenas quatro dias após o encerramento da Série A do Brasileirão

Pedro Souza
O atual campeão mineiro é o Atlético, que bateu o Tombense em 2020. O atual campeão mineiro é o Atlético, que bateu o Tombense em 2020.

A edição 2021 do Campeonato Mineiro vai começar no dia 28 de fevereiro, apenas quatro dias depois da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e a final será em 23 de maio. A decisão foi tomada na tarde de segunda-feira (14), durante reunião do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2021 promovido pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e que contou com a participação dos representantes dos 12 clubes.

O Estadual será disputado por: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Cruzeiro, Patrocinense, Tombense, Uberlândia e URT. As novidades serão Athletic Club e Pouso Alegre, que garantiram acesso em 2020.

Por causa da proximidade com o término do Brasileirão, não haverá tempo para realização de pré-temporada. O Atlético praticamente não terá férias entre um campeonato e outro. O que sugere que o clube dispute o início do Estadual com um time reserva ou até mesmo com garotos das categorias de base. O que não vai ocorrer com América e Cruzeiro, que encerraram suas participações na Série B em janeiro.

Formato

O formato de 2021 será o mesmo praticado este ano. Serão 11 rodadas da fase classificatória dos quais os quatro primeiros colocados disputam as semifinais. Também está mantido o Troféu Inconfidência, que ocorrerá nas mesmas datas das semifinais e finais com os clubes que terminarem a primeira fase entre o 5º e o 8º lugares. O VAR continuará a ser usado nos mata-mata.

Será mantida ainda a Recopa Mineira, decisão do campeão do interior contra o campeão do Troféu Inconfidência. A partida não ocorreu neste ano em função da paralisação do futebol, por causa da pandemia. Tombense e Uberlândia farão a disputa em data a ser marcada no ano que vem.

Em 2021 não haverá limite para inscrição de atletas, mas um jogador não poderá atuar por dois clubes durante o certame. Também ficou acertado entre os clubes e federação que, caso a volta dos torcedores aos estádios seja permitida em 2021, os ingressos deverão ter valor mínimo de R$ 10.

O atual campeão mineiro é o Atlético, que bateu o Tombense em 2020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário