Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de dezembro, de 2020 | 09:00

Termina hoje prazo para envio de prestação de contas dos candidatos eleitos

Tiago Araújo
Os candidatos eleitos serão diplomados até 18 de dezembro, desde que tenham enviado sua prestação de contas à Justiça EleitoralOs candidatos eleitos serão diplomados até 18 de dezembro, desde que tenham enviado sua prestação de contas à Justiça Eleitoral

Termina às 23h59 desta terça-feira (15) o prazo para os candidatos eleitos nas eleições municipais de 2020 entregarem suas prestações de contas eleitorais pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.632/2020 estabeleceu um planejamento específico para a entrega presencial da mídia eletrônica contendo os documentos comprobatórios digitalizados da prestação de contas. Após o envio dos metadados pela internet, a entrega presencial ocorrerá de maneira escalonada, com o objetivo de evitar aglomerações e filas no cartório eleitoral.

Ao aprovar o texto que adotou os procedimentos, na sessão administrativa de 19 de novembro, o Tribunal considerou as recomendações do Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, entre elas, evitar agrupamento de pessoas em razão da pandemia de covid-19.

Entrega presencial

Para a apresentação presencial das mídias, foi fixado um escalonamento para que os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador (até o terceiro suplente) possam fazer a entrega até esta terça-feira (15). Já os candidatos não eleitos e os diretórios dos partidos políticos devem fazer a entrega presencial das mídias no período de 7 de janeiro a 8 de março de 2021.

Diplomação

Os candidatos eleitos serão diplomados até 18 de dezembro, de acordo com o calendário eleitoral, desde que tenham enviado sua respectiva prestação de contas à Justiça Eleitoral. A análise e o julgamento da prestação de contas dos candidatos eleitos terão prioridade de análise até o dia 12 de fevereiro de 2021, conforme fixado pela Emenda Constitucional nº 107/2020.

Comarca de Ipatinga

Em Ipatinga, a diplomação está programada para ocorrer na sexta-feira (18), às 13h, no Salão do Júri do Fórum Valéria Vieira Alves, localizado no Centro da cidade. Nessa mesma oportunidade, também será realizada a solenidade dos candidatos eleitos de Bugre. A solenidade de Santana do Paraíso será realizada na quinta-feira (17), às 17h, no Salão do Júri de Ipatinga. Já em relação à diplomação de Ipaba, será feita virtualmente, na quinta-feira (17), às 14h.

Comarca de Fabriciano

As diplomações dos candidatos eleitos em Antônio Dias e Coronel Fabriciano estão marcadas para sexta-feira (18), no Salão do Júri do Fórum de Coronel Fabriciano. De Antônio Dias está programada para 8h30, enquanto a diplomação dos candidatos eleitos fabricianenses começará às 10h, no mesmo local.

Comarca de Timóteo

De acordo com a decisão da Juíza da 98ª Zona Eleitoral de Timóteo, Beatriz Auxiliadora Rezende Machado, as diplomações dos municípios de Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria ocorrerão virtualmente, na quarta-feira (16), a partir das 15h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário