14 de dezembro, de 2020 | 00:01

Prefeito de Braúnas avalia mandato e deixa mensagem de otimismo para a população

Jovani Menezes afirma que após vencer anos com seguidos desafios tem expectativa de novo mandato em condições melhores

Bruna Lage
Chefe do Executivo assegura que fará mais uma gestão pautada pela legalidade, imparcialidade e moralidadeChefe do Executivo assegura que fará mais uma gestão pautada pela legalidade, imparcialidade e moralidade

Em entrevista ao Diário do Aço na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito reeleito de Braúnas, Jovani Duarte Menezes (SD), falou sobre os desafios enfrentados no atual mandato. Para os próximos quatro anos, o chefe do Executivo braunense vislumbra melhorias para o município e deixa uma mensagem de otimismo e esperança para a população.

Jovani destacou que sua gestão foi, em grande parte do tempo, voltada para gestão de crise. Segundo ele, no ano de 2017 seu trabalho foi realizado com minoria na Câmara Municipal, o que dificultou a aprovação de projetos de lei importantes para Braúnas. “E isso foi um desafio imenso, não houve harmonia com o Legislativo. E 2017 foi um ano em que o país estava em recessão, foram dois fatores negativos. Já em 2018, quando achamos que ia melhorar, o então governador, Fernando Pimentel (PT), começou a ‘sequestrar’ recursos constitucionais dos municípios, como ICMS e Fundeb. Isso levou os municípios a quase fechar as portas”, recorda.

Apesar dos problemas, o prefeito afirma ter conseguido superar os desafios, com uma gestão responsável e séria. “Imaginamos que teríamos um 2019 mais tranquilo, mas o novo governador (Romeu Zema, Novo) também reteve alguns recursos e a partir de março começou a pagar suaves parcelas. Ali tivemos um pouco de esperança de desenvolver uma gestão com mais recursos. Depois disso veio uma grande quantidade de chuva, que dilacerou as estradas rurais, em seguida veio o coronavírus. Mas meu balanço, mesmo diante de todos os percalços, é que conseguimos desenvolver uma saúde que é referência no Vale do Aço, com corpo profissional, posto de saúde reformado e equipado”, avalia.

Programa

O prefeito de Braúnas acrescentou que as estradas vicinais tiveram atenção do governo. Conforme explicou, o município tem 70% de sua população no setor rural. “Criamos o programa municipal de adequação de estradas e propriedades rurais, que abrange muito mais que estradas, tem um trabalho com as prioridades que fazem divisa, para que possam ter um bom manejo em pastagens, de modo que não haja problemas nas estradas. Nosso programa tem também um cunho social e ambiental. A mola propulsora da economia de Braúnas é a rural. Também investimos muito em saúde e educação. Investimos nos professores, somos um dos poucos municípios que paga o piso nacional do magistério, mesmo com toda dificuldade e isso fez a diferença no setor. Mas sem esquecer da área social, somos um município muito carente e as políticas públicas são fundamentais para fazer com que as pessoas tenham ao menos segurança alimentar. Um trabalho voltado para todos, mas sem esquecer dos pequenos”, reforçou.

Estado em dívida

Questionado sobre a situação econômica de Braúnas, Jovani Duarte alerta que o Governo do Estado não tem sido um parceiro para todas as horas, uma realidade enfrentada por muitos municípios mineiros. “Braúnas, com 5.030 habitantes, tem para receber do estado mais de R$ 3 milhões, principalmente na área da saúde. Isso foi uma dificuldade imensa que tivemos e que ainda enfrentamos, mas temos conseguido superar, mantendo o pagamento do funcionalismo em dia, os credores com pagamento em dia e desenvolvendo obras importantes no município”, assegurou.

Sobre a inconstância e até mesmo falta de repasses por parte do estado, Jovani opina ser necessário atuar cada vez com mais seriedade e próximo de uma gestão privada, trabalhando com uma equipe enxuta. “Foi-se o tempo do cabide de emprego, é preciso atender a população, não podemos contar com o Governo do Estado. Mas sim trabalhar com seriedade, segurança e com o recurso público, porque o Estado está falido e os gestores têm de trabalhar pensando no que têm em mãos”, reforçou.

Prioridades para 2021

Para a próxima gestão, que terá início em janeiro de 2021, Jovani Duarte Menezes adianta que terá de fazer o plano plurianual, um trabalho que não será difícil, uma vez que conhece a realidade da população. “Temos um diagnóstico em mãos. Com as visitas realizadas durante a eleição, vimos o que a população quer: saúde, estradas e educação, temos de incluir ainda a questão ambiental e o desenvolvimento com sustentabilidade”, disse.

Mensagem

Para os munícipes, o prefeito reeleito deixa uma mensagem de dias prósperos. “Foi dito nessa campanha que prefeito reeleito não trabalha e quero mostrar que vamos sim implementar as políticas públicas que faltaram. Teremos uma Câmara harmônica, trabalhando de forma a somar em favor da população. Deixo essa mensagem de otimismo e esperança, de uma gestão que será séria como sempre foi, pautada pela legalidade de nossos atos, na imparcialidade e na moralidade”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário