14 de dezembro, de 2020 | 10:59

O som que vem do gueto

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc estreia nesta quinta-feira

O funk, gênero artístico musical popular no Brasil atual, surgiu bem diferente do que vemos hoje. Tido como “irmão” ou “primo” do hip hop e do soul, o funk resultou da ascensão do movimento negro nos Estados Unidos entre as décadas de 1960 e 1980, quando a luta pelos direitos civis estava em ebulição, aumentando a discussão sobre a importância dos negros e sua cultura na sociedade americana.

Joarley Henrique/Divulgação
MC Liaro, música do gueto para a casa de um ávido público consumidorMC Liaro, música do gueto para a casa de um ávido público consumidor
Em Ipatinga, Luciano de Almeida Rocha, que adotou o nome de ‘Mc Liaro’, é um dos artistas que exalta o gueto e a cultura do funk. Ele está para lançar seu álbum de estreia, intitulado Ipacit. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, o artista comemora a chance de enfim realizar o seu projeto.

Nesta quinta-feira (17), às 20h, em transmissão no canal do artista no Youtube – youtube.com/liaro, ele mostra o show Nossa História, que terá participação de artistas locais como Lanza, Mineiro e GS.

Fechado ao público, o evento será realizado com equipe reduzida e seguindo todos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus.

De estilo curioso, Liaro mistura funk, rap e rimas, incluindo em alguns momentos textos de pensadores brasileiros. Ele já se apresentou em casas de shows no Vale Do Aço e fez turnês pelo Espírito Santo.

Artista e compositor desde adolescente, sua música tem forte apelo social e cultural entre jovens de várias classes sociais. Com trabalhos disponíveis nas mídias sociais, desponta no cenário regional e visa o mercado nacional.

Liaro veio ainda adolescente para Ipatinga, sempre teve o tino para a música e recebeu influência de vários ritmos e estilos, que o levaram a encontrar um caminho no trabalho autoral. Para ele, a presença do funk no dia a dia brasileiro é visível e o ritmo se reafirma como gênero musical e parte da cultura nacional.

Influências
Embora seja de outra geração, a música de MC Liaro carrega forte influência de sucessos da década de 1980, quando o país travou contato com o funk mais parecido com o que se ouve hoje.

Joarley Henrique/Divulgação
Após os primeiros bailes, organizados por produtoras como a Furacão 2000, o gênero se tornou muito popular, ganhando evidência ao passo que as vertentes cariocas adotavam formas particulares, com letras e batidas mais agitadas. Assim, no Brasil inteiro, ocorreu uma adaptação para a realidade local.

Uma dessas adaptações para a realidade local é o projeto desenvolvido por MC Liaro. Nossa História, o novo projeto que será mostrado ao vivo na quinta-feira, também é título de uma das músicas...

Luciano é um artista da região, do gueto e da periferia. Gente que procura dar visibilidade aos moradores dos chamados “guetos”, junto com outros profissionais que fazem isso por meio do funk e de danças urbanas como o hip hop.

A equipe por trás de Nossa História conta ainda com Thiago Guimarães (direção artística), Gabriel Victor (gravação e exibição), Joarley Henrique (fotografia e assistência de direção), Sidney Luís (cabelo e maquiagem), Sula Valgas (cenografia e ambientação).

SERVIÇO:
Live-show Nossa História
Luciano de Almeida Rocha - MC Liaro
Quinta-feira (17) - 20h
Transmissão gratuita e ao vivo
Canal youtube.com/liaro

Realizado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Fundo e Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Ipatinga, via Edital José Lopes Sobrinho 002/2020 – Lei Aldir Blanc.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário