13 de dezembro, de 2020 | 08:00

O Céu, o Sol e os Planetas

Enyály Poletti lança seu primeiro livro infantil em plataforma virtual

A publicitária Enyály Poletti convida a todos para um embarque imediato em uma viagem pelo campo da astronomia. Trata-se da primeira aventura de Lara e seu gatinho Newton, numa viagem imaginária para desbravar o sistema solar.

A jornada pelo espaço começa nesta segunda-feira, 14 de dezembro, às 19h30, no facebook.com/enyaly.poletti, com o lançamento do livro infantil O Céu, o Sol e os Planetas, escrito e ilustrado por Enyály.

Dani Dornelas/Divulgação
Enyály Poletti se aventura na senda literária e lança sua primeira obraEnyály Poletti se aventura na senda literária e lança sua primeira obra
Viabilizado pela Lei Emergencial da Cultura – Lei Aldir Blanc, a edição do livro foi aprovada no Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, por meio do chamamento público 002/2020 - Edital José Lopes Sobrinho.

O principal objetivo do projeto é trazer informações sobre o universo para o mundo infantil, e assim, aproximar as crianças do conhecimento científico pelo campo da astronomia. A proposta é promover a reflexão e o debate sobre a ciência, tendo como conteúdo o cosmo, estimulando a curiosidade inerente a toda e qualquer criança.

A autora
Enyály Poletti é formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também cursou dois anos de Artes Plásticas. É especialista em marketing e gestão de informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste/MG).

Foi diretora de Arte da VCS Propaganda por 25 anos. Suas primeiras incursões na literatura foram como ilustradora dos livros infantis O Gatinho Azul, de Edvalter Teixeira; Cozinha das Histórias, de Oswaldina de Oliveira; e O Pequeno Triângulo, de Andréia Moreira.

Já desenvolveu inúmeros projetos gráficos para livros, entre eles o projeto Contos Locais, que inclui algumas ilustrações suas. Também atuou na criação de cenários e figurinos para teatro e espetáculos musicais, entre outras iniciativas artísticas.

O Céu, o Sol e os Planetas é sua primeira obra autoral. O volume traz informações básicas sobre o sol e os planetas que conhecemos e visa despertar o interesse das crianças sobre curiosidades do universo, tais como são os dias e o ano em outros planetas e muito mais.

O livro integra o projeto Mirando o Céu, iniciativa da autora que busca apresentar o fantástico mundo da ciência às crianças. “Com uma abordagem divertida, buscamos estimular a curiosidade e a imaginação dos pequenos com conteúdos sobre astronomia,” destaca Enyály.

Dani Dornelas/Divulgação
A autora é apaixonada pelo tema e um de seus inspiradores foi o cientista e astrônomo norte-americano Carl Edward Sagan (1934 – 1995). Para Sagan, as crianças são naturalmente cientistas, apenas não têm ainda habilidades para desenvolver o conhecimento necessário. Dotadas de curiosidade e imaginação quase insaciável, têm características comuns aos cientistas.

O lançamento do livro acontece de forma virtual, por meio do Facebook da autora - facebook.com/enyaly.poletti. Conforme previsto no Chamamento Público, 90% da tiragem do livro será destinada gratuitamente a entidades e organizações públicas, como forma de democratizar o acesso.

A obra também está disponível em e.book e pode ser acessada no link http://mirandooceu.com.br/wp-content/uploads/2020/12/o-ceu-o-sol-os-planetas-ebook-1.pdf.

A realização deste projeto tem a chancela da Secretaria Estadual da Cultura / Ministério do Turismo, Fundo e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga e Prefeitura de Ipatinga.

SERVIÇO:
Lançamento do livro
O Céu, o Sol e os Planetas
De Enyály Poletti
Segunda-feira (14) – 19h30
facebook.com/enyaly.poletti
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário