13 de dezembro, de 2020 | 09:00

Gaeco de Ipatinga apura fraudes em atestados médicos envolvendo funcionários públicos municipais

Arquivo DA
Remanescente da Operação Dolos, investigação do Gaeco aponta derrame de atestados médicos a partir de servidores de ex-vereadores em IpatingaRemanescente da Operação Dolos, investigação do Gaeco aponta derrame de atestados médicos a partir de servidores de ex-vereadores em Ipatinga

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado em Ipatinga está em case de conclusão das investigações a respeito de um “derrame” de atestados médicos apresentados por funcionários públicos. Dezenas de pessoas são investigadas por fraudes em documentos da Secretaria de Saúde e até falsificação da assinatura de um médico, para atestados médicos que lhes garantiam falta bonificada ao trabalho. O derrame veio à tona quando o Gaeco deflagrou a Operação Dolos, em 2019, que culminou na cassação de sete vereadores pela prática da rachadinha nos gabinetes.

As informações do Gaeco indicam que entre os anos de 2016 e 2020, o índice de atestados teria aumentado na Câmara Municipal e Prefeitura de Ipatinga, chamando a atenção o fato de inúmeros atestados serem supostamente emitidos pelo mesmo médico, contudo, as assinaturas divergiam de um atestado para outro. Ouvido pelo Gaeco, o médico confirmou que, há algum tempo, teve seu carimbo extraviado. De fato, o carimbo foi usado nas falsificações, conforme as investigações.

Os preenchimentos também eram divergentes em comparação ao letreiro e códigos em relação às “em tese” doenças apresentadas. As investigações constataram que o gabinete de um ex-vereador era o foco dos atestados tanto na utilização como também em suas emissões, chegando a ser citado por pessoas como o “gabinete dos atestados”, bastava procurar pelo então vereador que o atestado chegava nas mãos do solicitante, isso sem passar por consultas médicas e sem ter acesso ao médico que figurava como emissor.

Informações de pessoas já ouvidas afirmam que são investigados mais de 40 atestados médicos falsos, constando funcionários públicos municipais, tanto da Prefeitura de Ipatinga e funcionários da Câmara Municipal, dentre eles quatro ex-vereadores, um vereador ainda em exercício, chefes de gabinetes e assessores parlamentares. Os investigados tinham conhecimento da fraude, uma vez que não passavam pelo atendimento médico e que se quer tinham contato com o médico.

Reprodução
Atestados em massa usavam papel timbrado da Secretaria de Saúde, carimbo extraviado de médico e falsificações grosseiras de assinaturas, conforme apurou o Gaeco  Atestados em massa usavam papel timbrado da Secretaria de Saúde, carimbo extraviado de médico e falsificações grosseiras de assinaturas, conforme apurou o Gaeco
Os atestados médicos, em sua maioria, eram emitidos com papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, devidamente carimbado e “assinado”, no entanto, o médico não reconheceu as assinaturas, e, feito exame pericial ficou constatado que os preenchimentos e assinatura de fato não eram do médico. Em que pese a emissão constante como da rede municipal de saúde, os investigadores não encontraram registros das pessoas nas referidas datas junto ao município.

As investigações apontam indícios que os próprios funcionários envolvidos na fraude preenchiam e assinavam os atestados para suas apresentações, burlando assim o ponto e a prestação de trabalho em viagens particulares.

Embora membros do Gaeco tenham confirmado à reportagem do Diário do Aço a existência do relatório pronto a ser remetido à Justiça, nenhum nome dos investigados foi divulgado. “Isso será revelado posteriormente, pois ainda há pontos a serem esclarecidos”, afirmou a fonte ouvida pela reportagem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria de Fatima

14 de dezembro, 2020 | 06:20

“Parabéns a GAECO!! Tem que investigar e mandar p cadeia esses corruptos safados,tbm investigar o nepotismo e o cabide de empregos de parentes nessa rede municipall de ensino.minha sobrinha e uma prima foi mandada embora de uma creche para o presidente fichar a esposa e uma prima dele..tem creche aí que tá cheio de parentes de diretores e não dão oportunidades a outras pessoas de trabalhar.nepotidmo e imoral,vergonhoso e criminoso..”

Soraia da Costa

13 de dezembro, 2020 | 12:37

“Só agora que descobriram isso ,deveriam ficar desfarsados dentro das unidades de saúde, que ia descobrir muito mais coisa errada ?.”

Lucao

13 de dezembro, 2020 | 11:21

“Tem que investigar mesmo e prender esses safados que eleito por uma minoria só faz pilantragem.tem que investigar todos os vereadores dessa câmara municipal.manda pra cadeia e não facilitar com prisão domiciliar.”

Paulo Cesar

13 de dezembro, 2020 | 11:00

“Com certeza são cidadãos de bem, cristãos e de família honradas. Isto é uma invenção para desestabilizar o país em um momento que estamos livres dos corruptos. E crescendo economicamente como nunca antes. Viva o brasil. ( minúsculo mesmo)”

Lucas

13 de dezembro, 2020 | 10:46

“As prefeituras do Brasil são cabides d empregos”

Amadeu

13 de dezembro, 2020 | 10:42

“Bom dia,
Tem que mostrar os nomes desses funcionarios fantasma e pilantras, tantas pessoas boas e honesta precisando de um trabalho e outro fazendo do seu uma pilantragem......”

Gildázio Garcia Vitor

12 de dezembro, 2020 | 12:50

“Em nome das centenas de funcionários públicos do município de Ipatinga, que têm compromisso e responsabilidade com os cidadãos que lhes pagam, entre os quais me incluo, o Gaeco precisa repassar, urgentemente, para a imprensa os nomes e funções desses "funcionários" públicos.”

Envie seu Comentário