CADERNO IPATINGA 2024

13 de dezembro, de 2020 | 10:00

Obras do parque linear do bairro Cidade Nova serão retomadas em fevereiro

Bruna Lage
O parque linear estará localizado no fim da avenida Carlos Edmundo LandaetaO parque linear estará localizado no fim da avenida Carlos Edmundo Landaeta
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
A construção do parque linear no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, deve ser retomada em fevereiro de 2021. A informação é da direção do Grupo Landaeta, responsável pela obra. Em julho de 2019, o Diário do Aço noticiou o início das intervenções, que foram interrompidas e deverão ser reiniciadas nos próximos meses, após o período chuvoso.

A obra é resultado da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, a administração de Santana do Paraíso e a empresa Urbanize, do Grupo Landaeta. O promotor de Justiça da comarca de Ipatinga, Rafael Pureza, explica que o TAC foi firmado em fevereiro de 2018. Segundo ele, o empreendedor se comprometeu a entregar o parque em até 36 meses após a aprovação da prefeitura, prazo que está em andamento.

A reportagem conversou com o promotor na tarde de quinta-feira (10). Sobre a interrupção das obras, destacou que a notícia que o Ministério Público tem é de que estão paralisadas apenas durante o período chuvoso. “O empreendedor tem intenção também de realizar um loteamento, que é a expansão do bairro Cidade Nova, nas imediações do parque, mas são coisas diferentes. O parque não está condicionado ao loteamento. Este sim teve alguns entraves e acabou sendo objeto de outro acordo com o MP, que foi firmado em novembro e que está passível de ser iniciado, uma vez aprovado pela prefeitura”, informou.  

Sobre os trâmites, Rafael Pureza detalha que, no município de Santana do Paraíso, a aprovação de empreendimentos como um loteamento é um ato conjugado entre Executivo e Legislativo. “O Executivo faz uma análise técnica e existe a aprovação final por parte da Câmara. O que esteve pendente e já foi resolvido na Casa é aprovação do loteamento e não do parque, que inclusive já teve as obras iniciadas, mas interrompidas por causa da chuva”, reiterou.

Ele acrescenta que não recebeu a informação de quando a obra do parque foi interrompida, que houve um problema relacionado ao loteamento, mas que a situação já está resolvida. “E o prazo para conclusão do parque linear está em curso, não foi paralisado em momento nenhum. No loteamento sim houve uma intervenção do MP, para que se tenha um padrão urbanístico e que ofereça um mínimo de qualidade para os futuros habitantes”, salientou Pureza.

Divulgação
Imagem ilustrativa da área do parque linear, no bairro Cidade NovaImagem ilustrativa da área do parque linear, no bairro Cidade Nova
Grupo

O retorno da direção do Grupo Landaeta veio na sexta-feira (11), após a conversa com a promotoria. A informação repassada ao Diário do Aço foi que, por motivos estratégicos e devido ao andamento do processo de aprovação do empreendimento, as obras estiveram inativas por um período. “Retomaremos simultaneamente com as obras do parque linear e expansão do bairro Cidade Nova – Expansão 02. A previsão para conclusão é de 36 meses”, revelou a direção.

Esclareceu ainda que a aprovação do projeto da expansão não foi entrave para as obras do parque linear, que serão retomadas após o período chuvoso. Ainda segundo a direção do grupo, as vendas dos lotes terão início nos primeiros meses de 2021 e que a falta de água que tem sido motivo de reclamação no bairro junto à Copasa não ocorrerá no loteamento. “O grupo vai ampliar a adutora e caixa d’água do bairro. Não haverá problema de fornecimento”, assegurou.

Aprovado

O Projeto 1.128/2020, que autoriza o Executivo municipal a aprovar o loteamento denominado “Expansão Bairro Cidade Nova”, foi aprovado no último dia 7 na Câmara de Paraíso por unanimidade e aguardava a sanção da prefeita Luzia de Melo (MDB).

O parque Linear estará localizado no fim da avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Cidade Nova, próximo à saída que dá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço. Terá uma área de 280 mil metros quadrados, que deverá incluir a construção de um ponto para administração com três salas, sendo uma delas cedida para a Polícia Militar; banheiros públicos; instalação de bebedouro; bancos com áreas sombreadas; conjuntos de mesas e bancos; uma pista de caminhada com 1.500 metros lineares, além de barras de alongamento a cada 750 metros.

Também faz parte do projeto do parque a construção de pista de skate, quadras poliesportivas, pérgolas, campo de futebol, brinquedos infantis, academia ao ar livre, anfiteatro a céu aberto, arbóreas nativas e jardins ornamentais distribuídos ao longo do parque, totalizando 1.000 metros quadrados. À época da divulgação, a Urbanize avaliou a obra como importante para o desenvolvimento das áreas próximas ao bairro.

“Todo investimento faz parte de um planejamento de crescimento das áreas urbanas do Vale do Aço e da melhoria para as questões ambientais, saneamento básico, saúde, infraestrutura e futuras moradias. Serão investidos mais de R$ 6 milhões na construção do parque”, enfatizou a Urbanize.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ze de Minas

14 de dezembro, 2020 | 10:19

“O parque linear de Fabriciano o gato comeu as verbas. kkkkkkk”

Christiano Andrade Carvalho

14 de dezembro, 2020 | 10:05

“A reportagem do diário do Aço apurar como vai ser contruir um parque se a COPASA usa estas lagoa para jogar todo o esgoto do Cidade Nova. Estas lagoas são de esgoto. O bairro Cidade Nova não tem estação de tratamento esgoto.”

Envie seu Comentário