Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de dezembro, de 2020 | 10:00

Apesar da onda vermelha, Belo Oriente manterá comércio aberto

Débora Anício
Comércio de Belo Oriente está autorizado a funcionar das 8h às 22hComércio de Belo Oriente está autorizado a funcionar das 8h às 22h

Belo Oriente, que faz parte do programa Minas Consciente, também está na onda vermelha, assim como outros municípios da macrorregião do Vale do Aço. No entanto, a administração local publicou o Decreto nº 111/20, na quinta-feira (10), que permite o funcionamento do comércio, desde que medidas de segurança sejam adotadas.

De acordo com o Decreto n° 111/20, ficam excepcionadas as atividades de comércio varejista e atacadista, que estão permitidas a funcionar, observando as seguintes medidas a serem adotadas: “Fiscalização efetiva e regular pelas autoridades municipais dos protocolos de funcionamento; Aumento da metragem de referência (1 cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados) e utilização de controle de acesso para comércio varejista; Ampliação do horário do comércio e bancos, os quais poderão funcionar das 8h às 22h; Restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 22h; Proibição de consumo em pé nos bares e restaurantes”.

O decreto de Belo Oriente também inclui outras medidas de segurança como: “Fiscalização constante do uso de máscara; Adoção de campanha de comunicação na região; Monitoramento da situação dos casos confirmados, óbitos e capacidade assistencial, tendo em vista que caso a liberação em questão não leve ao controle de casos, deverá haver restrição de funcionamento para liberação apenas das atividades essenciais (onda vermelha)”.

Eventos

Segundo o decreto, ficam vedados, nos termos do Plano Consciente e Deliberação nº 17 do Comitê Extraordinário da Covid, “a realização de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, em locais fechados com mais de uma pessoa por dez metros quadrados, de modo a evitar aglomeração de pessoas e observar as regras sanitárias e epidemiológicas de enfrentamento da pandemia”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Soares Couto

12 de dezembro, 2020 | 13:44

“Não é só Belo Oriente que manterá o comércio aberto. Todas as cidades da Macro região do vale do aço. É questão de bom senso. Fechar o comércio em nada ajuda. O problema é a falta de responsabilidade das pessoas que ignoram o quanto esse vírus é rápido e perigoso e continuam se aglomerando. Depois põem a culpa nos prefeitos. Façamos a nossa parte, pois.”

Envie seu Comentário