11 de dezembro, de 2020 | 17:10
Diretores e vices de escolas municipais de Fabriciano serão eleitos na terça-feira
As escolas da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano terão eleições para diretor e vice na próxima terça-feira (15). A escolha das chapas foi definida na quinta-feira (10), com a apresentação dos documentos necessários para a inscrição na Secretaria de Governança Educacional, informou a administração municipal.
Das 15 escolas, apenas quatro terão duas chapas concorrendo: E.M. Maria da Conceição Ataíde, na Serra dos Cocais; E.M. Maria da Penha Lima, Morada do Vale; E.M. Raimunda Coura, Caladinho de Cima e E.M. Senador Zé Alencar, Sílvio Pereira 2. As demais terão chapa única.
O processo de votação é aberto à comunidade escolar, professores, servidores da educação, pais e responsáveis dos alunos até o 7º ano do ensino fundamental. Alunos do 8º, 9º e da Educação de Jovens e Adultos EJA também podem votar. Na terça-feira, as escolas vão disponibilizar urnas e mesa de votação, no horário das 8h às 15h. Quem for votar deve obrigatoriamente usar máscara. O mandato é de três anos (2021-2023).
O secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, ressalta que o Conselho Municipal de Educação teve papel primordial na preparação do processo eleitoral. A eleição segue as normas do conselho. Os candidatos tiveram que apresentar o plano de trabalho e documentos exigidos pelo edital para participarem do processo de escolha aos cargos de diretor e vice-diretor, além da análise de sua ficha funcional para comprovação de capacidade e idoneidade.
O presidente do conselho e todos os membros participaram ativamente de forma autônoma e ajudaram a dar transparência absoluta no processo. Diante disso, nós acreditamos em uma eleição com grande lisura, democrática e bastante tranquila”, disse Serra Negra.
O novo mandato dos diretores e vices começa em janeiro, em data ainda a ser definida pela secretaria. Segundo Serra Negra, a expectativa é de dar posse o mais breve possível para que os gestores possam responder juridicamente pelas escolas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]