11 de dezembro, de 2020 | 14:34

Hospital de referência na Zona da Mata Norte fica sem vagas para covid-19

Divulgação
Hospital em Manhuaçu é referência para atendimento à população de dezenas de municípiosHospital em Manhuaçu é referência para atendimento à população de dezenas de municípios

O Hospital César Leite (HCL), referência para atender pacientes da cidade polo, Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira, e dezenas de cidades no entorno, voltou a ficar com 100% das vagas de UTI SUS Covid ocupadas. O alerta foi feito nessa sexta-feira(11), pelo Diretor técnico do hospital, Luís Cláudio Mendes Valle.

Na semana anterior o HCL reabriu dez leitos de CTI e 10 leitos de enfermaria para atender pacientes de covid, mas como os casos não pararam de crescer as 60 vagas foram todas ocupadas já na semana passada.

“Já sabíamos que ao serem reabertos esses leitos poderiam ser ocupados de imediato. De fato, com cinco dias, a ocupação chegou a 100% dos leitos. Hoje, dia 11, estamos sem perspectiva, de novas vagas. Nessa madrugada só conseguimos admitir um novo paciente, infelizmente porque um dos internados morreu”, afirmou o diretor.

Com o sistema de atendimento saturado o médico afirma que a vigilância precisa ser total, com manutenção dos cuidados sanitários individuais distanciamento social, uso de álcool gel e circulação de pessoas somente em caso de necessidade.

“Agora chegamos ao fim de semana e vem pela frente as festividades natalinas. Há sempre uma preocupação com as pequenas reuniões familiares, que é um momento em que relaxamos, tiramos as máscaras, chegam pessoas de lugares diferentes e num ambiente fechado, num momento de congraçamento familiar, transferimos o vírus para a família”, observou.

Por fim o médico alerta sobre uma característica diferente, que se nota com o comprometimento de pessoas cada mais jovens. “Perdemos um jovem de 18 anos, que morreu com a covid. Então é uma doença com característica mais grave, um sinal de alerta”. Veja mais, no vídeo abaixo:




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

11 de dezembro, 2020 | 16:09

“Daqui a pouco serão os da Região Metropolitana do Vale do Aço, os públicos e os privados. Mas o Presidente disse que a gripezinha está no "finalzinho".”

Envie seu Comentário