10 de dezembro, de 2020 | 10:00

Governo de Minas ainda não tem data para vacinação contra a covid-19

Governo do Estado de São Paulo
Informação é de que há conversa inicial visando fornecimento e produção da vacina Informação é de que há conversa inicial visando fornecimento e produção da vacina

Após o governo de São Paulo anunciar a vacinação contra a covid-19 para o mês de janeiro de 2021, o questionamento sobre quando a imunização será estendida aos demais estados aumentou. Fora do Brasil, o Reino Unido começou a fornecer na terça-feira (8) as primeiras doses, gerando ainda mais expectativa na população mundial, que vive sob a indefinição de quando o vírus será contido. Em Minas Gerais, ainda não há sinalização de como ou quando ocorrerá a distribuição da “cura" para os mineiros, mas que as conversas em torno do assunto estão em andamento, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Procurada pelo Diário do Aço, a SES-MG informou que no dia 6 de novembro foi publicado, no Diário Oficial, um Extrato de Memorando de Entendimento entre a Fundação Ezequiel Dias e a COVAXX, iniciativa de 165 países para garantir imunização contra o novo coronavírus. “Trata-se de uma conversa inicial com um dos possíveis parceiros que poderão contribuir com o fornecimento/produção da vacina contra covid-19 no estado. Destacamos que qualquer definição acerca da estratégia de vacinação em Minas Gerais funcionará em consonância com o Plano de Contingência para Vacinação Contra a covid-19, elaborado pela SES-MG, e ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde”, adiantou a pasta.

Imunização a nível nacional

Na terça-feira (8), conforme divulgado pelo governo de Minas, o governador Romeu Zema participou de uma reunião, por videoconferência, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores para tratar da implementação do PNI contra a covid-19 e planejamento estratégico para a vacinação no país. A expectativa é de que a campanha de vacinação tenha início entre janeiro e fevereiro do ano que vem.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já conta com acordos tecnológicos e de intenção para a aquisição de cerca de 300 milhões de doses de vacinas de diferentes fornecedoras ao longo de todo o ano de 2021. Zema ressaltou que qualquer definição sobre a vacinação funcionará em consonância com o PNI, do governo federal, e o Plano de Imunização contra a covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde.

O governador lembrou que o Governo de Minas já adquiriu diversos insumos necessários, como 50 milhões de seringas e 700 refrigeradores, preparando o estado para receber a vacina e executar as ações estratégicas para sua aplicação.

Belo Horizonte

Na capital mineira, a administração municipal de Belo Horizonte anunciou, na quarta-feira (9), ter fechado acordo com o Instituto Butantan, em São Paulo, para garantir doses da vacina Coronavac da empresa chinesa Sinovac, produzida em parceria do governo paulista. Belo Horizonte também já tem à disposição, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG), três super-freezers para armazenar a vacina da Pfizer, caso necessário. O imunizante produzido pela Pfizer, empresa farmacêutica multinacional sediada nos Estados Unidos, precisa ser conservada a uma temperatura de 70 graus negativos.


Número de mortes na região

A quantidade de mortos em decorrência de complicações da covid-19 tem crescido no Vale do Aço. Desde o início da divulgação dos boletins até esta quarta-feira, dia 9, Ipatinga registrou 262 mortes; Coronel Fabriciano 105; Santana do Paraíso teve 33 óbitos e Timóteo 93. Os números assustam e apontam a necessidade de a população manter as medidas de segurança sanitária, assim como o distanciamento, quando possível.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário