Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de dezembro, de 2020 | 10:48

O bom humor a serviço da fé

Humorista cristão Vini Rodrigues dá vida ao personagem Jacinto Manto

O humorista cristão Vinicios Rodrigues, que dá vida ao personagem Jacinto Manto, está entre os artistas mais vistos do Tik Tok. Ele iniciou sua história de humor no fim de 2015, quando publicou os primeiros vídeos, mas passou a levar a carreira a sério em 2016, para se distrair em um tempo de depressão, e começou a produzir conteúdos na internet.

Desde que se converteu a Cristo ele frequenta a igreja: “Sou pentecostal, e decidi criar um personagem que representasse essa ‘classe’ de cristão. Meu primeiro vídeo de sucesso foi o ‘Crente Pentecostal Pedindo Pizza’. Eu vi que isso era legal para a galera e comecei a criar novos vídeos com o personagem”, conta Vinicios.

Mais conhecido como “Vini”, o humorista completa dizendo que sempre pediu a Deus para que pudesse trabalhar com a sua criatividade. “Hoje, graças a Deus, trabalho com o que gosto e me realizo”, explicou.

Arquivo pessoal/Divulgação/Ana Paula Costa
O primeiro vídeo de sucesso de Vini foi o ?Crente Pentecostal Pedindo Pizza?O primeiro vídeo de sucesso de Vini foi o ?Crente Pentecostal Pedindo Pizza?
Membro da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), no bairro da Mooca, em São Paulo, Vini, o Jacinto Manto, acredita que, assim como todo ser humano, o cristão também precisa sorrir, dar boas gargalhadas.

Ele diz que o humor o tirou da depressão e que, em diversas igrejas onde vai, ouve testemunhos de seguidores que estavam em depressão, mas foram assistindo aos seus vídeos e foram abraçados pela alegria dele e hoje são pessoas melhores.

Ele também recebe muitos comentários de pessoas que não professavam a fé cristã, mas depois de verem que fé e alegria caminham juntas, buscaram se aproximar de Deus. “Eu sou feliz, sou ‘da zoeira’, essa é minha essência! Deus me fez assim, e eu transbordo essa alegria. Os comentários positivos me motivam a continuar, tentando não errar”, declara o humorista.

Sobre os limites que impõe ao seu trabalho de humorista cristão, Vini diz ser um assunto delicado, pois algumas pessoas se ofendem pelo simples fato de relacionar a palavra “Deus” a um conteúdo humorístico, além de saber que é difícil fazer humor e não desagradar ninguém.

Ele não brinca mais com “línguas estranhas”, como fazia no começo da carreira, e também não é a favor de ofender outras religiões. Fora isso, afirma: “Eu tenho brincado com quase tudo”.

Ao criar o personagem e suas histórias, além de dar boas risadas e divertir as pessoas, Vini busca “refletir sobre alguns exageros dos cristãos evangélicos pentecostais”. E explica de modo bem humorado: “Eu pontuo com humor o fato de gritar na pregação, os jargões engraçados como vaso, varão, tocha, terra, canela de fogo etc, o fanatismo de alguns e por aí vai. É para reflexão e muitas risadas”.

Mesmo em parte conservadora, a família de Vinicios gosta das performances do Jacinto Manto. Vez por outra, uma tia manda mensagens dizendo “você não acha que passou dos limites?”.

O seu pastor gosta, mas orientou para não brincar com línguas estranhas. “Sempre que vou criar um conteúdo que imagino ser polêmico, envio para pastores próximos para analisarmos juntos os riscos. Sobre a congregação, varia bastante, muitos gostam, chegam para tirar fotos ao fim do culto. Mas sei que há quem não apoie o meu trabalho”, comenta o youtuber.

Arquivo pessoal/Divulgação/Ana Paula Costa
“O cristão também precisa sorrir, dar boas gargalhadas”, diz o humorista“O cristão também precisa sorrir, dar boas gargalhadas”, diz o humorista
Depois que começou o trabalho na internet, Vini passou a ser convidado para fazer ministrações em igrejas e criou a vertente do Stand Up do Jacinto Manto nas igrejas. “É aproximadamente uma hora de muita risada, fechando com ministração, quando conto minha superação sobre a depressão e faço uma oração”, descreve.

O humorista integra o elenco da empresa paulista Gato Produções. Seu canal no YouTube tem mais de 2,7 milhões de inscritos e mais de 164 milhões de visualizações. Vini foi o primeiro humorista cristão a participar do programa “Conversa com Bial”, da Globo.

Ele responde a muitas perguntas no seu canal no YouTube, sempre com muito humor. As questões às vezes são até delicadas, mas ele explica que o fato de ser cristão, conhecer a Bíblia e temer a Deus facilita muito para colocar o limite para encaixar humor com a verdade da Bíblia.

Ele também faz humor em camisetas descoladas com mensagens cristãs. E diz que, em alguns casos, pega ideias já bem aceitas e adapta, “Gosto de criar, de modo que o público se sinta representado pelas camisetas”. ‘Menos Mimimi, Mais Aleluia’, ‘Keep Calm and Gira no Manto’ são as mais famosas. Eu as vendo nos shows e pelo Instagram @MantoStore”.

“Eu sou muito grato a Deus pela vida daqueles que me apoiam com palavras, que se divertem comigo e, principalmente, por orarem pelo meu trabalho. Acreditem na liberdade e na alegria que vem de Cristo Jesus. Que Deus abençoe os caminhos de vocês”, conclui Vini Rodrigues ‘Jacinto Manto’.

Veja o humorista nas Redes Sociais!
Instagram Vini do Tô Solto: https://www.instagram.com/vinidotosolto
YouTube Tô Solto: https://www.youtube.com/TôSoltoo
Twitter Vini do Tô Solto: https://twitter.com/vinidotosolto
Facebook Tô Solto: https://www.facebook.com/tosoltooficial
Spotify: https://open.spotify.com/artist/6A3OIry69tkUAEhQpcVsKv
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário