05 de dezembro, de 2020 | 09:10

Por que continuar com os estudos para concursos públicos?

Heber Carvalho *

A pandemia trouxe muitas incertezas em todos os setores. Aulas em escolas e universidades foram suspensas, empresas migraram para o home office. Com a área de concursos públicos não foi diferente: as provas foram adiadas ou e até mesmo suspensas. Mas, será que concurso público ainda vale a pena?

Muitos de nós, infelizmente, conhecemos alguém que tenha sido desligado de suas empresas/trabalhos neste período de quarentena. Os setores mais afetados, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foram: comércio, construção, alimentação e alojamento. Entre os informais, os trabalhadores dos serviços domésticos foram os que mais sentiram os efeitos.

Segundo recentes dados divulgados pela (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no país subiu e chegou a 14,6% no terceiro trimestre, maior registro na série histórica, iniciada em 2012.

Mesmo diante de toda essa crise econômica, os servidores públicos foram os menos impactados. Além de salários mais altos, um dos grandes atrativos das carreiras públicas é a estabilidade profissional, o que, em tempos de crise, se torna ainda mais importante.

Em outras palavras, o funcionário público, assim que toma posse de seu cargo, tem garantia de permanência no trabalho. Além disso, o Projeto de Lei 3840/20 veda a demissão de trabalhadores que prestem serviços à administração pública de forma direta ou indireta durante a calamidade pública decorrente da pandemia da covid-19.

Por isso, SIM, quem deseja entrar para a carreira pública deve continuar focado nos estudos e ficar atento às provas que foram adiadas e os editais que ainda seguem vigentes. Quando tudo isso passar, a estabilidade oferecida pelos cargos públicos será um ponto crucial no mercado de trabalho e, certamente, a esperança para diminuir as taxas de desemprego.

Uma dica: enquanto a pandemia não passa e as provas estão suspensas, recomendo que reservem um tempo para estudar. No YouTube, por exemplo, há horas e horas de conteúdo gratuito sobre diversas áreas públicas e que preparam muito bem qualquer pessoa para os concursos que estão por vir.

* CEO da Estratégia Concursos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

06 de dezembro, 2020 | 20:07

“Não sei se para o Estado é bom negócio. O cidadão sem nenhum 'capital produtivo' ganhando altos salários, e muitas das vezes sem avaliação de desempenho. Vai chegar o ponto da situação insustentável para se manter. Mas, pra quem está estudando, a melhor aprendizagem é aquela do ensaio-erro e observacional.”

Envie seu Comentário