CADERNO IPATINGA 2024

05 de dezembro, de 2020 | 10:35

Chega a 18 o número de mortos em acidente com ônibus na BR-381

Motorista do ônibus fugiu do local do acidente e até esse sábado era procurado; o segundo motorista dormia na hora do acidente e morreu

Divulgação CBMMG
Coletivo caiu de uma altura de 35 metros, conforme apurou a perícia da Polícia Civil Coletivo caiu de uma altura de 35 metros, conforme apurou a perícia da Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas atualizou, na manhã de sábado (5) o número de mortes do acidente com um ônibus fretado na BR-381, próximo a João Monlevade. O balanço oficial aponta que são 18 mortos. Desse total, cinco pessoas morreram depois que deram entrada no Hospital Margarida, em Monlevade. Treze morreram no local do acidente.
Há ainda 27 feridos atendidos no hospital Margarida, e outros três foram transferidos para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Seis passageiros, incluindo o motorista do coletivo, pularam do ônibus antes da queda e se salvaram da morte. O motorista, não identificado, fugiu do local do acidente e até esse sábado permanecia foragido. Testemunhas relataram que era sua primeira viagem. No coletivo havia outro profissional, com longa experiência em viagens interestaduais e que dormia no momento do acidente. Esse segundo motorista está entre os mortos, conforme relata o jornalista Bell Silva, do site O Popular, de João Monlevade.

A perícia da Polícia Civil também atualizou a altura da queda do coletivo, são 35 metros do tabuleiro da ponte até o local onde o ônibus foi parar, no leito da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

O ônibus da empresa Localima Turismo tinha saído do distrito de Santa Cruz do Deserto, no município de Mata Grande, no sertão de Alagoas, levando 44 passageiros. O veículo tinha rodado desde as 9h de quinta-feira (3), com destino a São Paulo. O acidente aconteceu por volta de 13h30, em Minas Gerais.
Divulgação CBMMG
Acidente mobilizou efetivo de socorristas dos Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários de São Domingos do Prata, João Monlevade e Nova EraAcidente mobilizou efetivo de socorristas dos Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários de São Domingos do Prata, João Monlevade e Nova Era

As viagens para São Paulo são feitas uma vez por semana e cada passagem custa R$ 300. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a empresa JS Turismo, proprietária do veículo, não tinha autorização para o transporte de passageiros, mas tinha conseguido uma liminar na Justiça para a operação. O ônibus envolvido no acidente, entretanto, não estava registrado para esse tipo de viagem.

Nota oficial da empresa

Por meio de nota, a Localima expressou pesar e tristeza pelas vítimas do acidente com seu ônibus. A empresa explica que possui contrato de arrendamento junto à empresa JS Turismo, "a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores (ANTT e Polícia Rodoviária Federal)".

A direção da empresa também afirma que não se furtará da responsabilidade "e somaremos forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e seus familiares".

Como foi o acidente

Há várias versões sobre a dinâmica do acidente e uma delas aponta que o coletivo tinha acabado de descer uma serra, no trecho da BR-381, passou pela “ponte torta” sobre o rio Piracicaba a estrada de ferro, mas perdeu potência e começou a voltar de ré em direção à ponte. O motorista alertou aos passageiros que o veículo tinha ficado sem freios e saltou do ônibus, assim como alguns dos passageiros.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jovem Aprendiz

07 de dezembro, 2020 | 11:45

“Alguém sabe do paradeiro do motorista do ônibus?”

Envie seu Comentário