04 de dezembro, de 2020 | 10:00

Quantidade de ônibus circulando deve aumentar nos próximos dias

Informação é do gerente do Terminal Rodoviário de Ipatinga, Luiz Carlos Chamon

Bruna Lage
Atualmente o terminal oferece 60% dos horários circulando e a expectativa é de ampliação Atualmente o terminal oferece 60% dos horários circulando e a expectativa é de ampliação

Desde o início das medidas de isolamento social e de segurança sanitária, a quantidade de ônibus das linhas intermunicipais e interestaduais foi reduzida, por causa da covid-19. Entretanto, com a chegada do fim do ano e das festas, o quadro deverá ser ampliado. A informação é do gerente do Terminal Rodoviário de Ipatinga, Luiz Carlos Chamon, que vislumbra um aumento antes do Natal, celebrado no dia 25 deste mês.

Chamon recorda que no início das medias de prevenção à covid, o terminal ficou duas semanas sem nenhum carro circulando em Ipatinga. “À medida em que o pessoal começou a entender um pouco mais, as linhas foram sendo liberadas. Hoje temos todas, não com todos os horários. Por exemplo, para Juiz de Fora nós tínhamos dois ônibus por dia e hoje temos um. Para Belo Horizonte eram 18 horários e estamos com seis. Estamos atendendo todas as cidades, mas com horário reduzido. Creio que em dezembro melhore, a não ser que a covid atrapalhe”, pondera.

Atualmente, acrescenta o gerente, o terminal oferece 60% dos horários circulando e a expectativa é de que chegue a 80%. “As empresas terão de se adaptar para atender os passageiros, porque a demanda é maior no fim do ano. A procura para o Natal costuma ser para as cidades de origem, para passar com a família, cidades mais próximas como Manhuaçu, Mesquita, Belo Horizonte. Mas no Réveillon a demanda é para cidades litorâneas, nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo”, adianta Chamon.

Início difícil

No início das medidas restritivas, a procura por passagens era menor, segundo Luiz Carlos Chamon, até mesmo em razão da frota reduzida. “Mas agora está normal, os passageiros procuram como antes da pandemia, só não temos como atendê-los. Num ano normal, a média de pessoas no terminal seria de 18 a 20 mil por mês e no fim do ano dobraria essa quantidade. Em dezembro de 2019 tivemos de 25 a 30 mil passageiros, considerando também o início de janeiro de 2020. Hoje não é possível mensurar essa média, porque tivemos um ano totalmente atípico. Não sei como será o cenário nos próximos dias. Mas se correr como nos anos anteriores, teremos de 15 a 20 mil pessoas neste fim de ano e início de 2021. Mas não sabemos como será”, pontua.

Segurança

Chamon assegura que uma série de medidas foi adotada para garantir a segurança dos passageiros. “O uso do álcool em gel é feito, assim como o uso de máscaras e higienização dos ônibus. Isso deve continuar para dar segurança ao passageiro. A própria Secretaria Municipal de Saúde orientou e creio que todos estão cumprindo as regras. Não existe nenhum tipo de restrição de circulação de ônibus e a tendência é aumentar o número de veículos nos próximos dias”, vislumbrou.

De acordo com a Deliberação do Comitê Extraordinário Estadual Covid-19 nº 40, publicada no dia 6 de maio no Diário Oficial do Governo de Minas, passageiros de meios de transportes coletivos intermunicipais e metropolitanos em Minas Gerais devem, obrigatoriamente, usar máscaras de proteção dentro dos ônibus.

Conforme a deliberação, as concessionárias e empresas responsáveis pela prestação dos serviços de transportes coletivos no estado devem realizar o controle de embarque e permanência dos passageiros, “de modo a impedi-los de iniciar ou prosseguir a viagem sem a utilização correta de máscara de proteção”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário