Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de dezembro, de 2020 | 10:59

Ouro Preto, Vivaldi e Valença

Quatro Estações e Valencianas terão apresentações ao vivo no próximo domingo

A Orquestra Ouro Preto vai apresentar duas ‘lives’ em sequência, no próximo domingo (6), que serão transmitidas da histórica cidade que abrigou a Inconfidência Mineira, sob a batuta do maestro Rodrigo Toffolo, com participação de Alceu Valença e Carmelo de Los Santos.

Às 17h, a Academia Orquestra Ouro Preto irá interpretar um ícone do barroco musical no templo do barroco arquitetônico mineiro.

O concerto "As Quatro Estações", de Vivaldi, será transmitido da Igreja de São Francisco, cujos adornos estão para Aleijadinho e Mestre Ataíde assim como a Capela Sistina está para Michelangelo e os renascentistas. O solista convidado é o violinista gaúcho radicado nos EUA, Carmelo de Los Santos.

A Academia é um projeto sócio educativo da Orquestra, criado em 2019, que reúne 42 alunos bolsistas, com idade entre 18 e 28 anos. O concerto é o resultado do ensino a distância que foi realizado durante a pandemia, e esta será a primeira vez que o grupo se reúne presencialmente.

Íris Zanetti/Divulgação/ACS OOP
Em cena, Alceu Valença, o maestro Rodrigo Toffolo e a Orquestra Ouro PretoEm cena, Alceu Valença, o maestro Rodrigo Toffolo e a Orquestra Ouro Preto
Valencianas
Das Quatro Estações diretamente para a Estação da Luz, a Orquestra Ouro Preto convida Alceu Valença para juntos apresentarem o aclamado espetáculo Valencianas, que reúne obras do cantor e compositor pernambucano adaptadas para a música de concerto.

A apresentação caracteriza uma ponte entre as sonoridades do Nordeste solar com o barroco mineiro, na qual as ladeiras musicais de Olinda se encontram com as de Ouro Preto.

Transmitida da Casa da Ópera, a partir das 19h, no mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, a live terá um componente especial, uma vez que público poderá assistir em primeira mão um mix de dois diferentes concertos: Valencianas (vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de MPB) e Valencianas II, previsto para rodar diversas cidades brasileiras em 2021, com o lançamento do álbum e audiovisual gravados em Portugal.

No palco, Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto interpretam Anunciação, Belle de Jour, Tropicana, Como Dois Animais, Cavalo de Pau, Tomara, Pelas Ruas Que Andei e Eu Vou Fazer Você Voar, entre outras, além da Suíte Valenciana e versões orquestrais de temas como De Janeiro a Janeiro e Estação da Luz.

O concerto terá regência de Rodrigo Toffolo, com arranjos de Mateus Freire e direção de cena de Paulo Rogério Lage. A produção executiva é da Palco, Tropicana e Orquestra Ouro Preto.

"Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna contemporaneidade e ousadia. "Valencianas" une gêneros do sertão e do agreste do Brasil, essenciais na obra do artista, à versátil música de concerto da Orquestra Ouro Preto. Assim homenageamos este mestre e a brasilidade profunda a que a obra de Alceu nos remete", explica o maestro Rodrigo Toffolo.

"Este é um olhar diferente sobre a minha obra, muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam pela destreza com que executam os instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música", diz o compositor e cantor Alceu Valença.

O apresentador Tadeu Schmidt, que recebeu Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto no Fantástico em 2019, diz que "Valencianas faz com que a música, além de ser dançada e cantada, tenha a característica de ser ouvida".

SERVIÇO:
Domingo - 6 de dezembro
Transmissão no canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube (www.youtube.com/orquestraouropreto)

- 17h - As Quatro Estações, de Vivaldi
Academia da Orquestra Ouro Preto. Solista convidado: Carmelo de Los Santos
Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto (MG)

- 19h - Valencianas
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Casa da Ópera - Ouro Preto (MG)
Mais informações: https://www.orquestraouropreto.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário